XII Feira do Livro foi aberta oficialmente

Publicado em: 06 de Julho de 2017

Na manhã desta quinta-feira, dia 06, aconteceu a solenidade de abertura da XII Feira do Livro no salão paroquial. A Feira que ocorreu na quinta-feira e tem continuidade na sexta-feira contou com diversas atrações. Os homenageados da feira são o Escritor Pablo Morenno de Passo Fundo e Eloir Godoy da Rosa Pinheiro.

Estiveram presentes na abertura as Escolas Municipais e Estaduais, as autoridades locais, o Pároco Municipal e público em geral. A Secretária de Educação e Cultura Maria José Godoy da Rosa agradeceu aos professores e a todos os envolvidos na realização da feira. “Através desta feira homenageamos o município. Antes de acontecer este evento, os professores tiveram um encontro com o escritor patrono deste evento e neste período, os alunos vivenciaram as histórias dos livros de Pablo Morenno e assim produziram os trabalhos e hoje estão retratando as atividades desenvolvidas. Além disso, hoje temos uma comemoração importante. Monteiro Lobato completa 135 anos de escritor. O primeiro escritor de Literatura infantil, e exposto também em estandes de algumas escolas faz esta homenagem. Ler é importante, sabemos que a cada leitura há uma aprendizagem. A SMEC juntamente com a equipe Diretiva busca em todos os momentos proporcionar formações para nossa rede municipal de ensino e através dela que vemos o crescimento, o quanto a SMEC tem contribuído na formação de nossos alunos. Para mim é uma honra ser secretaria de Educação. Escolhemos Pablo Morenno como patrono por conta de ser um escritor renomado e a Patronesse Eloir por ser a primeira secretária de Educação a introduzir a Feira do livro no município. Durante esta feira os visitantes poderão vivenciar todas as histórias através destes trabalhos. Agradeço a todos os envolvidos e a minha equipe da SMEC pois sem elas nada disso seria possível”, comentou.  Ao se pronunciarem, os homenageados agradeceram o convite e destacaram a importância da leitura, incentivando os alunos a lerem cada vez mais. Após os pronunciamentos, os visitantes puderam assistir a apresentação da EMEI Sonho Colorido, “um menino esquisito”, apresentação de paródias pela EMEF Jordão Pinto da Silva e animação cultural do escritor. A tarde ocorreu à apresentação da peça teatral “Reeducação alimentar do Lobo Mau” pela EMEF São Roque, animação cultural e visita aos estandes. Durante a noite de quinta-feira, aconteceu uma palestra com o Escritor Pablo Morenno com o tema a importância da leitura, dos livros, do mundo e da vida, além da animação cultural com o professor de música Lucas Miranda.

Nesta sexta-feira, dia 07, as atividades continuam. A feira é aberta a partir das 08h com a peça O Rei Descalço com os educandos da EMEF Guilherme de Souza Portela e animação cultural com o professor de teatro Mateus Portela. A tarde, a partir das 13h haverá uma dramatização do livro de Ruth Rocha “Bom dia todas as cores” apresentado pelos alunos do Centro de Educação Municipal; encenação com a peça teatral “Luas e Luas”, com os alunos das escolas Felisberto Casagrande, CEM e Elizabete Scalco, além de uma brinquedoteca com os alunos da UPF do curso de Pedagogia. A feira é encerrada às 16h. No evento há estandes com os trabalhos expostos de cada escola da rede municipal de ensino, livrarias com venda de livros, trilha sensitiva e venda de lanches em benefício do Hospital Santa Terezinha. 

Escrito por:

Compartilhe: