Votação da Consulta Popular iniciou nesta terça-feira

Publicado em: 01 de Agosto de 2017

A votação da Consulta Popular iniciou nesta terça-feira, dia 01 e se estende na quarta-feira, dia 02 e quinta-feira, dia 03, em todo o Estado. Para o processo da Consulta Popular 2017/2018, o governo vai destinar R$ 60 milhões do orçamento anual, R$ 10 milhões a mais que no ano anterior.

Para o município de Fontoura Xavier há opção de investimentos em obras; tendo em vista atrair recursos e promover melhorias nas estradas vicinais rurais. Educação, para qualificar professores; desenvolvimento rural, para aquisição de insumos arícolas para recuperar a fertilidade do solo, aumento da produção agrícola e das pastagens; além da área da saúde para ampliar a oferta de leitos hospitalares e atendimento nas unidades básicas de saúde.

A presidente do COMUDE, Maria José Godoy da Rosa explica a importância da participação da votação da Consulta Popular. “É de suma importância à participação de todos. As pessoas podem se dirigir a Prefeitura municipal, onde há três pontos, na Secretaria de Sáude, de Agricultura e no saguão da prefeitura. Além das escolas polos e no Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia que também funcionará a noite. Temos quatro demandas que são para Fontoura Xavier e o cidadão pode votar em uma delas. Convido a todos a trazer seu título de eleitor e passar em qualquer um dos pontos e participar para que nosso município seja beneficiado”, convidou.

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da sociedade, que define diretamente parte dos investimentos que constarão no orçamento do Estado. Anualmente, o governo fixa o valor que será submetido à deliberação da população. Esse valor é distribuído entre as 28 regiões do estado, de acordo com critérios, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Votação

Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul, que poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação de sua região do Corede.

Na votação online e nos pontos de votação, é necessário o número do título de eleitor. Caso não o tenha, o ambiente de votação na internet vai permitir pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Estão contempladas as seguintes áreas: Saúde; Desenvolvimento Rural e Cooperativismo; Agricultura, Pecuária e Irrigação; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Minas e Energia; Educação; Segurança Pública; Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos; e Obras.

As cédulas homologadas em cada Corede já estão disponíveis para a população conhecer o Programa ou a Ação para votação. Acesse o site e digite o seu município: https://vota.rs.gov.br/ballot.

Como votar

– Pelo site da Consulta Popular: www.consultapopular.rs.gov.br;

– Presencialmente, por aplicativo disponível a representantes dos Coredes e dos Comudes;

– Via SMS para o número 29000 com a palavra RSVOTO 'hashtag' (Nº do título de eleitor) 'hashtag' (Nº do programa, de 1 a 10); incluindo o 'hashtag' como separador das informações.

 

 

Escrito por:

Compartilhe: