Vítimas de acidente no RS viajavam para organizar festa de 15 anos de familiar, diz coordenador de Região Tradicionalista

Publicado em: 6 de outubro de 2023

A família que morreu após um acidente na ERS-235, entre Canela e São Francisco de Paula, na Serra do Rio Grande do Sul, viajava para organizar a festa de 15 anos de Kauany de Andrade Domingos, uma das vítimas, de acordo com Everaldo Dutra, coordenador da 27ª Região Tradicionalista. O evento seria realizado neste sábado (7).

Também morreram o tio da adolescente, Jonas Vargas, de 38 anos, a mãe dele, Joana Maria Oliveira de Andrade, de 67 anos, a mulher dele, Leide Angelita Oliveira Camelo, de 37 anos, e o filho dele, Diego Camelo de Andrade, de 7 anos. Os corpos dos cinco estão sendo velados no Parque de Rodeios do Saiqui, em Canela, na manhã desta sexta-feira (6).

“Eles estavam indo pra Canela pra ver essas questões de arrumar cabelo, unha, vestido, para chegar com tudo ok. Eram pessoas bem simples e humildes, mas sempre fazendo as comemorações como tem que ser”, afirmou Everaldo.
As vítimas eram ligadas ao movimento tradicionalista. “Foram criados no meio do laço”, define o coordenador da 27ª Região Tradicionalista.

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência lamentou as mortes. “Que a força da solidariedade e do amor dos tradicionalistas e da comunidade de Canela e região possa amparar aqueles que estão sofrendo com essa perda irreparável”, diz a manifestação.

A prefeitura de Canela também manifestou pesar pelo ocorrido. “Jonas marcou sua trajetória sendo um ícone no tradicionalismo representando Canela em diversos rodeios pelo Brasil”, publicou o executivo municipal.

A prefeitura de Cambará do Sul, município em que Kauany estudava, decretou luto oficial de três dias. “Estendemos nossas mais sinceras condolências à família Vargas”.

O enterro será realizado às 15h30, no Cemitério Municipal de Canela.

O acidente
Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), o acidente aconteceu por volta das 7h30 de quinta-feira (5) na altura do km 68 da ERS-235. Análise do local do acidente aponta que havia neblina no trecho e que a carreta transitava no sentido Canela-São Francisco de Paula quando invadiu a pista contrária e bateu de frente contra a caminhonete em que a família estava. Com a força do choque, os dois veículos foram jogados para fora da pista, caindo em uma ribanceira.

O motorista do caminhão ficou ferido e recebeu atendimento médico no local do acidente. Ele foi submetido ao teste do etilômetro e o resultado foi negativo. Apesar disso, foi detido pelo CRBM e levado até a delegacia de polícia de São Francisco de Paula, onde prestou depoimento. A Polícia Civil tenta esclarecer como o acidente aconteceu.

“O motorista do caminhão disse que havia um micro-ônibus na sua frente, parado para que crianças embarcassem, e precisou desviar invadindo a pista contrária. Havia cerração naquele momento e ele acabou batendo contra a caminhonete”, explica a delegada Fernanda Aranha, responsável pela investigação, indicando que o caminhoneiro vai responder em liberdade pelo crime de homicídio culposo.

Escrito por: G1 RS

Compartilhe: