Valentina e Bianca são representantes Fontourenses e da 14ª RT na 52ª Ciranda Cultural de Prendas do RS

Publicado em: 17 de maio de 2023

Nos dias 18,19 e 20 de maio, acontece em Rio Grande a 52ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul, e Fontoura Xavier tem o orgulho de ter duas prendas representando a cidade e o CTG Osório de Assis.

A 52ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul, ocorre em Rio Grande no ano de 2023, e visa escolher as próximas prendas mirins, juvenis e adultas que irão representar o Rio Grande do Sul no próximo ano. Entre as candidatas, estão duas representantes de Fontoura Xavier em duas categorias, mirim e juvenil.

Na categoria mirim, a representante será Valentina Chitolina de Oliveira, Valentina é filha de Erielson Júnior de Oliveira e Elisandra Chitolina de Oliveira, atua no tradicionalismo desde os dois anos e meio de idade. Começou sua caminhada tradicionalista dançando nas invernadas artísticas, foi prendinha e  1ª Prenda Mirim do CTG, e com essa conquista conseguiu almejar o objetivo de ser a 1ª Prenda Mirim da 14ª Região Tradicionalista, agora vai em busca de um sonho ainda maior, vai para uma Ciranda Estadual, um sonho que já está sendo realizado para Valentina e sua família. “Acredito que irá ser dias incríveis de muitas experiências e aprendizados, Rio Grande vai trazer ótimas lembranças”, complementa Valentina.

A categoria juvenil será representada por Bianca dos Santos Crespani, Bianca é filha de Rejane Fátima Borba dos Santos e Nelson Dos Santos Crespani, começou sua trajetória tradicionalista com seis anos e está atuando até hoje, entrou para o departamento cultural do CTG Osório de Assis com sete anos a fim de ser Prendinha de Galpão e desde então se fez presente em eventos dentro e fora da sua entidade. Foi 1ª Prenda Mirim, mas com a faixa de 1ª Prenda Juvenil teve a oportunidade de concorrer no ano passado na 52ª Ciranda Cultural de Prendas em sua fase regional e se consagrou 1ª Prenda Juvenil da 14ª Região Tradicionalista.

Bianca relata ainda foi um sonho realizado conseguir ser prenda regional, conheceu vários lugares e pessoas que auxiliaram ela conhecer ainda mais o movimento tradicionalista. Agora o sonho é ainda maior, participar de um concurso estadual de prendas é gratificante e encantador para ela, acredita que independente da colocação o que o tradicionalismo proporciona vai muito além de resultados. “Espero que a Ciranda em sua fase Estadual, mesmo tendo uma proporção gigante, seja principalmente leve e mágica, assim como cada momento que pude vivenciar por meio dessa tradição”, diz Bianca.

Juntamente com as duas Fontourenses, embarca nesse mar de sonhos, Laura Citron da Rocha a  1ª Prenda Adulta da 14ª Região Tradicionalista, representa também sua entidade, o CTG Jango Borges de Arvorezinha.

Na noite de ontem (16/05/2023), o CTG Osório de Assis esteve fazendo uma homenagem de boa sorte para as suas duas representantes, reuniram as famílias, o prendado do CTG, invernadas artísticas e a patronagem.

 

Escrito por: Jemily dos Santos Rodrigues / Clic News

Compartilhe: