Em uma nova estimativa, o governador Eduardo Leite projetou que o Rio Grande do Sul poderá aplicar a primeira dose da vacina contra a covid-19 em toda a população adulta até 7 de setembro. A projeção anterior feita pelo Piratini previa imunização desse grupo até 20 de setembro.

A previsão do novo cronograma depende, segundo Leite, da manutenção do repasse dos imunizantes pelo governo federal.

– Se não houver mais nenhum susto no fluxo das remessas (de vacinas) por parte do governo federal, vamos cumprir a meta de vacinar toda a população adulta até o início de setembro. Dá para dizer que até o dia 7 de setembro a gente espera ter toda a população gaúcha com a primeira dose aplicada – disse Leite, durante uma transmissão ao vivo pela internet, na manhã desta terça-feira (20).

Considerando o recorte de pessoas acima de 18 anos, o Estado tinha na manhã de hoje 66,5% do grupo vacinado com uma dose – conforme painel de monitoramento do governo. Com duas doses, nesse grupo, são 29.1%. Quando se considera toda a população gaúcha com esquema vacinal completo, estão imunizados 22,9%. Mas registros oficiais indicam que 539,2 mil gaúchos acima de 40 anos, integrantes de faixas etárias já contempladas pela campanha de vacinação contra a covid-19, ainda não tomaram nenhuma dose de imunizante para se proteger e barrar a circulação do vírus no Rio Grande do Sul.

— Só vamos vencer a covid-19 quando tivermos um percentual expressivo da população vacinada com o esquema completo — acrescentou Leite. Especialistas afirmam que a chamada imunidade de rebanho só é atingida com ao menos 70% da população imunizada.

Fonte: GZH