Vacinação infantil contra gripe e sarampo é antecipada para esta segunda-feira

Publicado em: 25 de abril de 2022

Devido à crescente demanda em atendimentos de urgência pediátrica na rede de saúde por quadros clínicos respiratórios, a Secretaria da Saúde optou por antecipar o início da vacinação infantil contra a influenza (gripe) e contra o sarampo, para esta segunda-feira (25/04) . A faixa etária para a aplicação da vacina fica entre os seis meses a menores de cinco anos de idade. A data de inicio da vacinação era prevista para o dia 03 de Maio.

Com um público estimado de 620 mil crianças dentro da idade para receberem a vacina, a meta é vacinar 90% das crianças. No próximo sábado (30/04), será realizado o Dia D, onde os postos de saúde estarão abertos para a aplicação das doses, inclusive contra a influenza e contra o sarampo (vacina tríplice viral).

Caso a criança esteja fazendo este ano pela primeira vez a vacinação contra a influenza, deverá fazer duas doses, com 30 dias de intervalo. Se a criança foi vacinada contra a gripe em algum outro ano, o esquema é de dose única, assim como é para as demais idades. A vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), produzida pelo Instituto Butantan, tem a formulação constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

A tríplice viral é uma vacina atenuada, que contém vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola e da caxumba e é aplicada como rotina na infância, em duas doses. A primeira dose deve ser tomada com um ano de idade e a segunda, com 15 meses. Assim, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e evitar surtos, a vacinação do sarampo faz parte das doses de rotina, que estão disponíveis nos postos durante todo o ano.

Para os grupos de idosos e trabalhadores da saúde, que começaram a ser vacinados em 4 de abril, a vacinação segue aberta. Até agora, 546 mil pessoas com 60 anos ou mais já se vacinaram, representando 26% do público-alvo. O mesmo índice já foi alcançado entre os trabalhadores da saúde, com 95 mil pessoas imunizadas.

Em 3 de maio, a campanha abrangerá os demais grupos prioritários, como gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, entre outros. Mais de 4,9 milhões de pessoas fazem parte dos grupos elegíveis.

Escrito por: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Compartilhe: