Médica Cleusa Scipioni esclarece dúvidas sobre a vacinação infantil

Publicado em: 15 de fevereiro de 2022

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). A imunização da faixa etária de 5 a 11 anos não será obrigatória.

Em Fontoura Xavier,  a Secretaria Municipal da Saúde irá promover o “DIA C”, de vacinação infantil para todas as crianças de 5 a 11 anos SEM COMORBIDADES. Nesta fase, todas as crianças que possuem mais de 5 anos anos completos podem receber a dose do imunizante.

Diversas dúvidas estão surgindo em relação à vacinação, durante uma entrevista, a  Médica Cleusa, pediatra do município de Fontoura Xavier, esclareceu algumas dúvidas a respeito da vacinação das crianças para o combate ao vírus COVID-19.

De acordo com a pediatra, o medo de possíveis efeitos colaterais pode levar alguns pais a optarem pela não vacinação, oque significa grande risco a saúde de seus filhos. “Foi difundida a informação de que o COVID-19 não traz grandes riscos para crianças, no entanto ela se trata da doença vacinável que leva ao maior número de óbitos nos dias de hoje, superando doenças como meningite, sarampo e rubéola. Deixar de vacinar uma criança considerando este nível de risco é muito mais do que um ato irresponsável, é quase um crime”, alerta Cleusa.

Apesar de não causar sintomas graves em seu estágio inicial em crianças, o vírus do COVID pode deixar graves sequelas no que está sendo chamado de “Síndrome Pós Covid”, como por exemplo asma, dores musculares crônicas, miocardia e até a síndrome inflamatória multissistêmica que pode inclusive levar ao óbito”, pontua.

A profissional aproveitou a oportunidade para amenizar um dos maiores medos dos pais, explicando um pouco sobre os estudos realizados para a produção das vacinas Pfizer que utilizam a tecnologia RNA Mensageiro. “Em relação a rapidez no desenvolvimento dessa vacina, é importante esclarecer que esse método de vacinação teve seu estudo iniciado por volta de 1989, por se tratar de uma forma de alcançar resultados melhores e mais rápidos nos tratamentos. Com o surgimento do COVID-19, foram mobilizadas diversas equipes para finalmente se obter um resultado final desta pesquisa que já estavam sendo feitas a mais de 30 anos. Hoje os pesquisadores tem amplo conhecimento sobre os melhores métodos de aplicação da vacina e efeitos colaterais imediatos e tardios, portanto, não se trata de um método experimental e sim da forma mais eficaz de prevenir as crianças”.

Diversas sociedades de pediatria do Brasil também realizaram análises com a vacina e já assinaram documentos autorizando a distribuição e aplicação das doses. Também já existe a expectativa da chegada da vacina Coronavac para crianças, que tem seu mecanismo de funcionamento um pouco diferente, mas é igualmente segura.

O Secretário da Saúde de Fontoura Xavier, Eduardo de Souza, reforça a importância de que a população procure informações em fontes seguras antes de tomarem decisões relativas à vacinação, levando em consideração que existem muitas notícias que podem conter conteúdo de caráter duvidoso, resultando no mau compreendimento da função da vacina e importância em prevenir o COVID-19.

A Secretaria da Saúde, através de toda a equipe médica do município se colocam à disposição da comunidade para esclarecer dúvidas sobre o assunto.

 

Escrito por: ClicNews/ Andresa Rauber

Compartilhe: