Vacinação da H1N1 encerra nesta sexta

Publicado em: 19 de Maio de 2016

 

 

         A Secretaria da Saúde de Fontoura Xavier já vacinou 90% das pessoas que integram os Grupos de Risco da H1N1. A vacinação vem ocorrendo desde o dia 25 de abril e encerra nesta sexta-feira, dia 20.

         De acordo com a responsável pelo Setor de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde, Enilda da Rosa, a meta proposta pelo Ministério da Saúde, que era de vacinar 80% dos Grupos de Risco já foi superada e alcança o percentual de 90%. “A procura pela vacina tem sido bem maior do que nos anos anteriores. Acredito que isso se deve aos vários casos de H1N1 já registrados na região, que tem feito com que as pessoas procurem se vacinar o quanto antes”, explica.

         De acordo com Enilda a partir de segunda-feira (23) as doses que sobrarem serão destinas a vacinação das pessoas que não estão nos grupos de risco, mas que tem mais com o público e, portanto, tem maior risco de adquirir o vírus, como é o caso dos trabalhadores do comércio. “Como já vacinamos bem além da meta é provável que até a sexta-feira, quando a Campanha termina não restem muitas doses. Estamos tentando mais doses da vacina junto a Secretaria da Saúde do Estado, porém ainda não temos nenhuma garantia de que vamos receber”, explica.

Se enquadram nos grupos prioritários idosos acima de 60 anos, doentes crônicos em qualquer idade, doença cardíaca crônica, hipertensão crônica, doenças respiratórias, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e crianças até 5 anos. Ela ressalta ainda alguns cuidados que podem ser tomados para evitar a transmissão do vírus, como lavar as mãos diversas vezes ao dia, fazer uso de álcool gel, evitar locais de aglomeração de pessoas e não compartilhar copos, garrafas e utensílios.

 

        

 

 

 

 

 

 

 

Escrito por:

Compartilhe: