Vacinação da Febre Aftosa deve acontecer mais cedo neste ano

Foto: Gazeta do Povo

Publicado em: 9 de março de 2020

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) antecipou a primeira fase da campanha de vacinação contra Febre Aftosa. A campanha, que normalmente era realizada nos meses de maio e novembro, neste ano foi antecipada e deverá ser iniciada no dia 16 de março e se estender até 14 de abril de 2020. Após esse período os produtores têm mais uma semana para apresentar as notas na Inspetoria Veterinária.

De acordo com o responsável pela Inspetoria Veterinária de Fontoura Xavier, Lucas Alves, a dose da vacina segue a mesma das etapas anteriores, de 2 ml, podendo ser no couro ou intramuscular.

O produtor que não fazer a vacina terá de pagar multa fixa de R$1.200 e acréscimo por animal que possui. Segundo Lucas independentemente da idade do animal, todos devem ser vacinados.

Segundo Lucas, a dose da vacina poderá ser dividida entre três produtores, mas deve constar o nome de todos na nota fiscal de compra. “Para comprar a vacina o produtor precisa ter o cadastro na inspetoria e declaração anual do gado, podendo fazer a declaração durante a campanha. Para retirar a vacina o produtor deve levar uma caixa de isopor com gelo. Não será permitida a compra com objetos como jornal, sacolas plásticas, entre outros. Se o produtor não tiver, as agropecuárias do município terão para vender”, explica.

Para finalizar Lucas destaca a importância de o produtor fazer a Declaração Anual do Rebanho para que a Inspetoria tenha controle real do gado que o produtor possui.

 

 

 

 

Escrito por: Jean Brum - ClicNews

Compartilhe: