Um momento para refletir sobre o passado e imaginar o futuro

Publicado em: 10 de junho de 2022

Um momento para refletir sobre o passado e imaginar o futuro.
No dia 05 de junho, o mundo celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, evento que há 50 anos convoca a humanidade para refletir sobre a riqueza do planeta e destacar os perigos que ele enfrenta. A data é o principal meio das Nações Unidas para sensibilizar pessoas e promover a ação mundial em prol do meio ambiente, tornou-se também a maior plataforma global de alcance ambiental, com o envolvimento de milhões de pessoas de todo o mundo para proteger o planeta.Sob a liderança do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mais de 150 países participam da comemoração a cada ano.
O Dia Mundial do Meio Ambiente chama a atenção para os desafios ambientais urgentes da atualidade, sendo que neste ano encontra o planeta enfrentando as consequências das mudanças climáticas, da perda de biodiversidade, da poluição e da grande geração de resíduos. À medida que essas crises se tornam maiores, a mensagem deste dia torna-se mais urgente.
Levando isso em conta e buscando sensibilizar e conscientizar sobre a importância das pequenas ações, que realizadas diariamente fazem toda diferença, a CERFOX, representada pelas colaboradoras Eveline S. Remus e Melissa R. Silveira juntamente com a bióloga Vanessa L.Bortoncello da assessoria da INOVA Consultoria Ambiental, promoveu um momento de socialização sobre o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente na manhã do dia 02 de junho. A ação faz parte do Programa de Ações Socioambientais da CERFOX e foi realizada com oito turmas de estudantes do 6ª ao 9º ano do Ensino Fundamental do Instituto Estadual de Educação Ernesto Ferreira Maia, localizado no município de Fontoura Xavier.
Entre os assuntos abordados, destacou-se a campanha #UmaSóTerra, tema do Dia Mundial do Meio Ambiente no ano de 2022, a qual convoca uma ação coletiva e transformadora em escala global para celebrar, proteger e restaurar nosso planeta. Também foram abordadas questões relacionadas à separação de resíduos e coleta seletiva, além da importância do consumo consciente.
Por fim, os alunos realizaram pequenas memórias sobre o evento, relatando pontos significantes como: o uso dos recursos naturais de forma consciente, cuidado com água, a poluição dos rios e mares, a responsabilidade compartilhada, a separação do lixo orgânico do seco, a importância da reciclagem de materiais descartados, e os aterros sanitários, a compostagem e a forma de gerar energia a partir do lixo.

Escrito por: CERFOX

Compartilhe: