Trégua do frio acaba e mínimas negativas retornam ao RS

Publicado em: 18 de Junho de 2016

A trégua do frio acabou e o Rio Grande do Sul voltou a registrar neste sábado mínimas negativas. De acordo com a MetSul Meteorologia, em Quaraí, na Fronteira Oeste, fez -0,5ºC e em Santa Rosa, no Noroeste gaúcho, os termômetros marcaram -0,3ºC. Este é o 22º dia do ano em que as marcas ficam abaixo de zero e o 13º no mês de junho.

O frio de hoje foi intenso em muitas áreas do Estado. Em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, e em Bom Jesus, nos Aparados da Serra, as mínimas foram de 0,5ºC. Já Em Soledade, no Alto da Serra do Botucaraí, fez 1,2ºC. Na região central do Estado, os termômetros marcaram 1,8ºC em Santa Maria. O dia também começou muito frio em Porto Alegre, onde a mínima foi de 3,7ºC na estação do bairro Serraria.

Durante a tarde as temperaturas se elevam, mas as máximas não devem ultrapassar os 15ºC na maioria das regiões. No final do dia, os termômetros voltam a despencar e a noite será gelada.

Previsão do tempo

Segundo a MetSul, no domingo o sol predomina ao longo do dia, mas não se descarta a formação de neblina ou nevoeiro no amanhecer. O frio ficará ainda mais intenso e as temperaturas devem ser negativas em várias regiões, como Campanha, Planto e Serra.

Na segunda-feira, dia que começa oficialmente o inverno – às 19h34min – o tempo prossegue firme com predomínio de sol, porém o frio segue intenso. No final da segunda e na terça pode ter chuva e garoa em locais mais ao Norte do Estado, especialmente em cidades perto da divisa com Santa Catarina. No geral, até o final da segunda, o tempo firme predomina no Rio Grande do Sul com sol e nevoeiro.

Somente na quarta, por conta de maior nebulosidade, deve haver quebra na sequência de dias muito gelados. A formação de nevoeiro e neblina em vários pontos do território gaúcho se repetirá nestes dias.

Escrito por:

Compartilhe: