Transporte escolar foi suspenso por dois dias

Publicado em: 04 de Junho de 2017

O município de Fontoura Xavier decretou na última sexta-feira (02), situação de emergência devido às chuvas desde o mês de maio. Neste domingo, dia 04, o prefeito municipal José Flávio Godoy da Rosa, divulgou que a partir de amanhã, segunda-feira (05/06) e terça-feira (06/06) não haverá aula na rede municipal e no Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia, apenas na EMEI Sonho Colorido que as aulas seguem normalmente. 

As aulas serão interrompidas devido o transporte escolar ter sido suspenso por conta das condições que se encontram as estradas, causando riscos e estando sem condições de tráfego de transportes.

No decreto consta que num acumulado até a sexta-feira, já teve 307,8 mm de chuva, sendo que no último dia 27 de maio do corrente ano, ocorreram intensas chuvas, ocasionando elevações dos níveis das águas dos rios e córregos, principalmente na área rural. Além de prejuízos materiais expressivos para o município, pois acarretou danos na infraestrutura geral, principalmente no sistema viário, onde pontilhões e bueiros foram atingidos e destruídos, estradas municipais ficaram intrafegáveis e escolas tiveram a infraestrutura danificada.

Considerando que o levantamento da Secretaria Municipal da Agricultura e Emater local, apontam que esta situação anormal causou prejuízos no setor da economia privada, principalmente nas lavouras de milho, perda na produção da bacia leiteira – estes prejuízos na economia privada decorrem fundamentalmente das consequências acarretadas pelas fortes chuvas que causaram perda da fertilidade e adubação do solo (lixiviação). Agravando-se com a impossibilidade de escoamento da produção, atingindo principalmente a bacia leiteira, erva-mate e lenha.

Após o término do prazo o prefeito fará um pronunciamento analisando o decorrer da semana se haverá possibilidade de dar continuidade aos trabalhos do ano letivo.

 

 

Escrito por:

Compartilhe: