Terreno cede com força da chuva e abre cratera em pátio de casa

Publicado em: 4 de outubro de 2023

Por causa do grande volume de chuva nas últimas horas em Passo Fundo, uma galeria da rede de esgoto cedeu e abriu uma cratera no pátio de uma casa, na esquina das ruas Cândido Lopes e São João, na Vila Luiza.

Segundo o morador Edis de Oliveira Jardim, o chão cedeu por volta da 1h da madrugada.

— Vi que a água subia que nem um chafariz. Como tem a garagem, tive que acordar todo mundo para tirar os carros. A única coisa que não consegui salvar foi um reboque que tinha para levar minha betoneira. Entrou na galeria e foi embora, não sei onde foi parar. O carro eu salvei por 10 minutos, se tivesse ficado, tinha entrado dentro da galeria também — disse o pedreiro.

O buraco fica perto da divisa com a casa do vizinho. A preocupação é que o terreno continue a ceder e prejudique as casas.

— Se não arrumarem, a casa do vizinho vai entrar dentro (da galeria). O volume de água que desce aqui vem lá de cima e arrebenta tudo. Depois que foi feito essa galeria nova melhorou bastante, mas assim nunca tinha acontecido — disse o morador.

Com a força da água, buracos se abriram na esquina, por onde passa a galeria. A pista ficou deformada, por isso o trecho está interditado.

Segundo a prefeitura, as equipes das secretarias de Obras, Transportes e Serviços Gerais, Assistência Social e Segurança trabalham recuperar e minimizar os estragos os impactos provocados pela chuva no município.
Chuva em Passo Fundo
Nas últimas 24 horas, choveu 152,8 milímetros em Passo Fundo, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O volume representa 63% da média prevista para o mês de outubro, que é de 239 milímetros.

Os bairros que registraram maiores problemas foram Entre Rios, Cruzeiro, Victor Issler, Vila Luiza, São Cristóvão e Santa Maria. Em alguns casos, moradores que já haviam perdido tudo com a chuva de setembro, tiveram prejuízos novamente.

Escrito por: GZH Passo Fundo

Compartilhe: