Terno de Reis iniciou visitas no centro de Fontoura Xavier

Publicado em: 29 de Dezembro de 2016

O Terno de Reis iniciou na noite da quarta-feira, dia 28, o roteiro de visitas às famílias no centro de Fontoura Xavier. O Grupo liderado por José Carlo Pinto conta com 10 integrantes e até o dia 06 de janeiro vai percorrer a casa de várias famílias.

O Terno de Reis conta com a parceria do Sicredi de Fontoura Xavier. Todos os integrantes do Grupo estão usando a camiseta comemorativa aos 35 anos da Sicredi Botucaraí, marcando assim mais uma atividade comemorativa ao aniversário da Cooperativa.

O Grupo tem por objetivo manter viva a tradição no município, bem como arrecadar fundos para o Hospital Santa Terezinha de Fontoura Xavier. Todos os valores arrecadados ou doações recebidas serão destinadas à Instituição Hospitalar do Município.

O roteiro percorrido pelo Terno é decidido antes da saída todas as noites, mas pretende contemplar residências do centro, Vila Vaz e Vila Assis.

Fontoura Xavier conta com mais dois Grupos que mantém viva a tradição do Terno de Reis, um na comunidade da Vila Cezar e outro na comunidade São Roque Avipal, ambos no interior do município.

 

O Terno de Reis

A tradição do Terno de Reis foi trazida para o Brasil pelos colonizadores luso-açorianos e é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Conta a história bíblica, que seguindo uma estrela que surge no céu no dia de seu nascimento, 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar, saem à procura do Menino Jesus, levando presentes (ouro, mirra e incenso) e chegam a Belém no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.
Os grupos formados por cantores e instrumentistas percorrem as casas do início da noite ao amanhecer. A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida. Segundo a cultura popular quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado.
 

Escrito por:

Compartilhe: