Tempo severo atinge o Vale, provoca estragos e deixa consumidores sem luz

Publicado em: 6 de junho de 2021

VALE DO TAQUARI – Após um dia marcado pela presença de sol e forte aquecimento para essa época do ano, o tempo mudou no Vale do Taquari. No começo da noite deste sábado, 5, a região foi atingida por intensas rajadas de vento, acompanhadas de chuva, por vezes forte, relâmpagos e trovoadas. O tempo severo provocou estragos em diversos municípios.  Em Lajeado, houve pelo menos 12 destelhamentos informados à Defesa Civil, assim como outros danos aos telhados. Foram distribuídas lonas aos moradores atingidos. Ninguém chegou a ficar desabrigado. Há relatos de falta de luz nos Bairros Florestal, Moinhos, Jardim do Cedro, Universitário e Conservas,  onde está localizado o 6° recalque da Corsan. Com isso, os bairros Santo Antônio, Jardim do Cedro, Morro 25 e Nações estão sem abastecimento de água. A Corsan já protocolou junto à RGE para resolução do problema.

Quedas de árvores foram registradas em municípios como Colinas e Imigrante (em maior quantidade e que obstruíram vias urbanas e rurais). A ligação entre Colinas e Estrela, por meio da Estrada Geral de Linha Santo Antônio, segue interrompida. O mesmo tipo de ocorrência foi relatado em Teutônia, na Via Láctea, assim como em três pontos da BR-386, nos quilômetros 301, em  Pouso Novo, 351 e 354, ambos em Estrela. No 351, um poste foi igualmente derrubado pelo vento. Já no 354, um carro saiu da pista e foi parar em uma valeta. O condutor não se feriu. O Corpo de Bombeiros de Estrela informou, por volta das 22h40min, que efetuou a retirada dos vegetais da rodovia, na localidades de Linha Lentz e Linha Novo Paraíso, Bairro das Indústrias,  Bairro Moinhos, Bairro da Bronze e Estrada Geral da Linha Delfina. Nessas, o tráfego chegou a ser interditado por um período também para o isolamento de fios de alta tensão energizados. As mesmas ações também ocorreram nas proximidades do Bairro Saibreira, em Bom Retiro do Sul. Uma pessoa faleceu. Foi no Bairro Vila Italiana, em Cruzeiro do Sul, onde Sandro Higino da Silva, de 44 anos, pisou em fios que estavam energizados, e sofreu uma descarga elétrica. Em Bom Retiro do Sul, as rodovias ERS-128 e ERS-129 ficaram temporariamente bloqueadas. Parte da cidade está sem luz e sem água por causa dos danos causados à rede. Imóveis destelhados em diversos pontos.

A Certel informou que a subestação de Canudos do Vale foi afetada por causa dos ventos. Desta forma, consumidores de Canudos do Vale, Progresso, Forquetinha, Marques de Souza, Pouso Novo, Sério, Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Santa Clara do Sul, Lajeado e parte dos bairros Canabarro e Centro Administrativo, em Teutônia, ficaram às escuras. Cerca de 25 mil clientes foram atingidos. Durante a noite, equipes trabalharam para restabelecer a energia. Até o começo da manhã deste domingo, 6, o retorno já havia ocorrido para cerca de 20 mil economias, com expectativa de retomada total nas próximas horas. Pontos de Travesseiro, Capitão,Doutor Ricardo, Nova Bréscia, Relvado,  Putinga e Ilópolis, na parte alta, igualmente ficaram sem luz. Segundo a Cerfox, que atende algumas dessas cidades, a volta da energia ocorreu no começo da manhã.

Escrito por: Informativo do Vale

Compartilhe: