Temperaturas baixas resultam em neve no município de Fontoura Xavier

Foto de Edimara de Souza Oliveira

Publicado em: 28 de julho de 2021

Na tarde desta quarta-feira (28), um fenômeno histórico ocorreu em Fontoura Xavier e em municípios da região. Após tantos anos, os Fontourenses tiveram o prazer de ver nitidamente a neve.

O fenômeno ocorreu por volta de 15h30min. Pela manhã, o dia amanheceu com temperaturas de até -2ºC e a sensação térmica foi de -5ºC.

De acordo com a Metsul, há possibilidade de ser o evento de neve com a maior abrangência geográfica desde 2013, caindo até em lugares em que não nevou há oito anos, podendo a neve inclusive até de acumular.

O período mais favorável para a neve será entre esta quarta e o começo da quinta, mas depois as nuvens se afastam e o tempo abre no decorrer da quinta-feira, o que vai gerar um amanhecer de frio excepcionalmente forte a extremo como poucas vezes se viu na história recente com marcas históricas e até recordes em algumas estações meteorológicas.

A MetSul enfatiza que deve ser um evento de neve diferente do que normalmente ocorre, quando neva só em locais mais altos do Sul do Brasil, em regra com cotas de altitude acima dos 800 metros. Desta vez pode nevar em locais até de baixa e média altitude. Isso ocorreu poucas vezes na história recente dos últimos 20 ou 30 anos. Chance de neve do Sul gaúcho ao Paraná se viu, por exemplo, em 1984 e 2000, dentre outras raras ondas polares.

 

 

Escrito por: ClicNews/ Gabrieli Quevedo Moreira /Metsul

Compartilhe: