Temperatura cai mais e deixa cidades brancas de geada no RS

Publicado em: 13 de junho de 2023
Cidades do Rio Grande do Sul registraram pelo segundo dia consecutivo temperaturas abaixo de zero neste final de outono – antecipando que o inverno de 2023 deve ser muito frio no Sul do Brasil.
Em Dom Pedrito, na região da Fronteira Oeste do estado, a temperatura mínima registrada foi de -1 °C na madrugada desta terça-feira (13). Em Quaraí, na mesma região, fez -1,7 °C. Já em Vacaria, na região da Serra, as temperaturas caíram até -0,2 °C.
O frio foi tanto que a geada deixou brancas cidades dessas regiões. Foi o caso de São Francisco de Paula, por exemplo, onde os termômetros registravam 1 °C na manhã desta terça.
Temperaturas mínimas nesta terça-feira
- Porto Alegre: 5,8°C
- Alegrete: 1,6°C
- Bagé: 1,1°C
- Bento Gonçalves: 3,6°C
- Cambará do Sul: 0,5°C
- Canela: 2,5°C, mesma sensação
- Cruz Alta: 3,3°C
- Dom Pedrito: -1°C
- Lagoa Vermelha: 2,4°C
- Palmeira das Missões: 2,7°C
- Passo Fundo: 3,2°C
- Quaraí: -1,7°C
- Santa Maria: 1,6°C, com sensação de -1,6°C
- Santa Rosa: 5,7°C
- Santiago: 2,2°C
- São José dos Ausentes: 0,3°C
- São Luiz Gonzaga: 3,6°C
- Soledade: 1,7°C
- Uruguaiana: 2,1°C
- Vacaria: -0,2°C
Conforme a Climatempo, o motivo da virada no tempo é uma massa de ar polar. É um fenômeno que traz chuva e frio após dias quentes.
A tendência é que nesta terça-feira (13), o frio permaneça e há previsão de chuva na região da Serra. Na quarta (14), o frio segue, a chuva volta à Serra e atinge também o Norte do estado.
Para quinta (15) e sexta (16), chove de novo na Serra, no Norte e a instabilidade avança sobre a Região Metropolitana de Porto Alegre. As temperaturas devem permanecer baixas.
Escrito por: G1 RS