SOLEDADE: Possível uso irregular do carro do Conselho Tutelar repercute em Soledade

Publicado em: 01 de Junho de 2017

A divulgação de um vídeo que indica o suposto uso irregular do carro do Conselho Tutelar para o transporte pessoal de um conselheiro repercute na comunidade soledadense. Conforme o servidor municipal que publicou na rede social Facebook, o material foi feito por uma pessoa da comunidade de forma anônima e encaminhado através do aplicativo Whatsapp.

No vídeo, o conselheiro foi flagrado buscando a filha e a esposa em uma escola e em seguida levando as mesmas até sua casa. Procurado pela reportagem, o conselheiro envolvido no caso, Vinícius Carvalho, justificou o ato, dizendo que estava em atendimento a uma ocorrência, e que como a filha estava com problemas de saúde, precisou buscar e a criança e a esposa para que tivesse condições de realizar seu trabalho, naquela ocasião.

O servidor público Marcos André Dias, disse que recebeu a informação, notificou a administração municipal e também o conselho tutelar quanto ao fato, e disse que como cidadão se sente na responsabilidade de levar a público tais fatos. “Vejo isso como um desperdício do dinheiro público, e divulguei para a comunidade ver oque está ocorrendo na nossa cidade”. Marcos, que integra o grupo de Controle Interno da prefeitura , foi enfático ao dizer “No quesito se poderia ou não divulgar em rede social, isso eu assumo que tornei público e se tiver que assumir alguma responsabilidade, assumirei”.

PEDIDO DE AFASTAMENTO: Marcos compõe a Comissão de Controle Interno da prefeitura, setor que é formado por três pessoas, sendo uma servidora concursada especialmente para as funções de agente de controle interno e outros dois servidores, nomeados pelo prefeito municipal. O controle interno é um sistema de fiscalização do Poder Executivo Municipal que exerce, na forma da lei, o controle dos atos e procedimentos da Administração direta e indireta, visando resguardar o cumprimento dos princípios da administração pública, a legalidade, legitimidade e economicidade dos atos.

Devido a este fato, o secretário municipal de administração, Edson Portella disse que recebeu um memorando pedindo o afastamento de Marcos Dias do setor. O documento é assinado pelos demais integrantes da unidade de controle interno e é justificado devido ao vazamento deste fato e envolvendo o Conselho Tutelar, bem como uma outra publicação quanto à uma multa envolvendo veículo da administração municipal. Cabe destacar que o serviço de controle interno é definido através de uma lei, que em seu conteúdo, prevê o sigilo das informações até sua referida apuração.

A respeito deste afastamento, o secretário disse que nos próximos dias, o Poder Público deverá expedir portaria de substituição do membro da comissão de controle interno. “Os próprios integrantes do controle interno se dizem não estar à vontade de trabalhar com esse colega, que usou-se de informações que teve o privilégio de receber para divulgar em redes sociais. Nos próximos dias deveremos ter um decreto definindo a nova comissão de controle interno, pois é um desejo deles, conforme memorando que nos foi entregue, para que o trabalho não seja atrapalhado mas que, sim, possa ser tratado com a responsabilidade que deve ser tratado” disse Portella.

SINDICÂNCIA: Sobre o fato envolvendo o conselheiro tutelar, foi confirmado pela administração municipal que será aberta sindicância para apurar os fatos.

Escrito por:

Compartilhe: