Sobe para 52 o número de mortos em enchentes no RS

Publicado em: 27 de outubro de 2023

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), anunciou nesta sexta-feira que aumentou para 52 o número de mortos pelas enchentes no Rio Grande do Sul do início de setembro. A confirmação veio por meio do Instituto-Geral de Perícias (IGP) após análise em um corpo encontrado na cidade de Triunfo, em 8 de outubro.

O final desse mês e os primeiros dias de novembro devem ser marcados no Rio Grande do Sul por uma alta frequência de temporais. Segundo informações da MetSul Meteorologia, a região de maior preocupação é a Metade Norte do Estado. É possível o registro até de chuva de granizo e o cenário não fica restrito ao território gaúcho. Ele se espalha por Santa Catarina e vai até o Paraná. Serão muitos dias com chuva localmente forte a intensa que virá com nuvens muito carregadas que vão causar também temporais.

Conforme a MetSul, a atenção quanto ao clima de tempestades deve estar centralizada nos próximos sete a dez dias, quando os acumulados de chuva devem atingir 250 mm a 500 mm em um grande número de cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Há a possibilidade de novas inundações, cheias de rios, enchentes e até deslizamentos de terra.

A sequência de temporais tem relação com o El Niño. A instabilidade tende a aumentar muito mais neste sábado no Sul do País com chuva muito intensa em diversas cidades, com acumulados de 100 mm a 200 mm em apenas 24 horas com inundações repentinas, e ainda tempestades de granizo com risco de vendavais isolados.

Escrito por: Correio do Povo

Compartilhe: