Sicredi celebra o cooperativismo na Semana Vem Ser Juntos

Publicado em: 11 de julho de 2019

As agências da Sicredi Botucaraí RS, nos 12 municípios de sua área de atuação, envolveram-se nestes últimos dias com diversas atividades e ações integrantes da Semana Vem Ser juntos, evento realizado pela cooperativa de crédito para enaltecer o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado do mês de julho em cada ano – em 2019, foi comemorado no dia 6 – também conhecido como Dia C (Dia de Cooperar).

Foram cerca de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável propostos que tiveram a participação dos integrantes do programa Sicredi Atuação Jovem, programa que envolve jovens associados nos municípios.

Em SOLEDADE os jovens realizaram um grande mutirão, denominado “Arrastão do Bem”, onde, durante a manhã do dia 6, percorram avenidas da cidade, visitando diversas residências com o objetivo de arrecadar alimentos e agasalhos. “Foi um momento único. Nos envolvemos com amor, carinho e alegria. Nos empenhamos ao máximo para que despertássemos o interesse da comunidade em ajudar o próximo e mostrar como é importante ser solidário, e com certeza conseguimos. Foi lindo, pois a população foi muito participativa. Ficamos imensamente gratos com o envolvimento de todos”, descreveu a colaboradora Hitiana Lando Schroeder.

Todas as doações recebidas passaram por uma triagem e foram destinadas a duas entidades assistenciais da cidade: o Centro de Reabilitação de Soledade (na Comunidade do Mato Alto) e o Lar Mãe Cúria.

Em ITAPUCA, no dia 05 de julho, aconteceram 14 apresentações de teatro e talentos locais, nas quais foram destacados os assuntos Cooperativismo, a história do Sicredi em Itapuca (documentário com narração, fotos e vídeo), exposição de pinturas em telas e panos de pratos e a criação da bandeira e logotipo da escola João Claudir Caproski, onde todos estes trabalhos foram desenvolvidos pelas escolas municipais e estaduais, contando com aproximadamente 250 pessoas participantes do evento.

Na entrada foi arrecadado 1kg de alimento não perecível dos participantes e, ao final, todos ganharam uma muda de erva mate, doadas pelas ervateiras Natumate, Kimate, Ponche Verde, Natufolha, Valério, Ervateira Amizade, Viveiros Comin, Viveiros Civa – e mateada com a ervateira Sabor Amigo. Foram arrecadados 160kg de alimentos, os quais serão destinados para pessoas carentes do município.

Em FONTOURA XAVIER, no sábado (06), o grupo de jovens realizou o projeto “Water is Life – Água é vida”, alusivo ao Dia C – Dia de Cooperar. Na oportunidade foram coletados resíduos de lixo que se encontravam em uma das nascentes da Corsan. A iniciativa contou com a parceria de inúmeras entidades, bem como voluntários de ambas organizações.

Em GRAMADO XAVIER, no dia 09, foi entregue um “kit inverno” para três famílias carentes da comunidade, contendo mantas de casal, luvas, meias, tocas para as crianças e adultos e uma cesta básica com alimentos e chocolates. Essas três famílias foram selecionadas pelo CRAS local, onde identificaram a necessidade das doações “Não tínhamos conhecimento da situação. Ao chegar nas casas fomos muito bem recebidos, tendo ali a certeza que uma ação simples faz uma diferença enorme para que necessita”, comenta a colaboradora do Sicredi, Lia Lorenson.

Em MORMAÇO, no Dia C, os jovens realizaram o embelezamento da Praça Municipal Rui Nicolodi, através das atividades de limpeza, plantio e poda de flores e árvores, pintura dos cordões e início da construção de uma quadra de areia. “Contamos com aproximadamente 50 pessoas da comunidade em geral e consideramos o evento um sucesso, já que os objetivos foram atendidos: jovens, Sicredi e comunidade em geral satisfeitos com o resultado”, conta a colaboradora do Sicredi, Cassiane Zanin.

Em NOVA ALVORADA, no dia 3 de julho, 13 jovens foram até Passo fundo RS para doação de sangue. Nesse dia, uma funcionária do Sistema Único de Saúde acompanhou o grupo e conseguiu, junto ao Hemopasso, a criação de um Banco de Sangue para Nova Alvorada. “A partir desta grandiosa atitude as pessoas de nossa cidade que vierem a precisaram de sangue, já possui bolsas de sangue estocadas”, comenta o colaborador Bruno Debortolli, já convidando todos a realizarem essa bela atitude e aumentar o número de bolsas de sangue.

E no dia 4 foram realizadas três palestras para os jovens das escolas estaduais e municipais que estão localizadas no município. O público contemplado foi cerca de 330 jovens estudantes, com faixa etária de 12 a 18 anos de idade, e o tema aplicado foi Educação Financeira para esses jovens, apresentada Promotor Jovem do programa, Fábio Junior dos Santos

Em ARVOREZINHA as atividades do Dia C foram realizada na escola Mathilde Gehlen, que teve a participação de 84 alunos, onde foram questionados: “Quais atitudes simples sua turma vai promover para mudar o mundo?”. Neste intuito os alunos realizaram ações sobre esta indagação, quando pode ser visto que movimentos simples contribuem para a melhoria de sua comunidade.

Com esta proposta, as turmas se comprometeram a executaram as seguintes atitudes simples:

6° ANO – Ficaram responsáveis pela disseminação da inclusão ao colega deficiente em toda a escola.

7º ANO – Mobilizaram toda a escola em arrecadar alimentos para a doação a uma família de um aluno que necessita – arrecadaram mais do que o previsto, que irão beneficiar duas a três famílias.

8° ANO – Construção de uma composteira para descarte do lixo orgânico, pensando em auxiliar as merendeiras e para a escola ter um adubo orgânico para usar em sua horta.

9° ANO – Realização de brincadeiras com alunos da pré-escola, buscando resgatar o espírito de brincar em conjunto com outras crianças e reduzindo o uso tecnológico.

Escrito por: ASCOM SICREDI

Compartilhe: