Sicredi Botucaraí RS/MG dá continuidade ao PUFV através do projeto digital Conectar

Publicado em: 10 de agosto de 2020

Etapa atual está sendo direcionada aos gestores escolares

Dando continuidade aos trabalhos virtuais do Programa A União Faz a Vida (PUFV), a Sicredi Botucaraí RS/MG deu início neste mês de agosto ao projeto digital Conectar. Neste primeiro momento, os trabalhos são direcionados para o público de gestores escolares, composto por diretores e coordenadores pedagógicos.

De acordo com a assessora pedagógica da Logos Consultoria, Mara Graziela Schiefelbein Gomes, a jornada digital dos diretores convida os participantes a refletirem e dialogarem sobre as dimensões da gestão escolar, apresentadas pela pesquisadora Heloísa Lück. “Esta jornada está organizada em três trilhas e como estratégia de trabalho, o grupo de gestores recebe um material para estudo prévio por meio de uma sala de aula virtual e depois a gente realiza encontros onlines para dialogar sobre essa temática”, explica Mara.

No encontro virtual ocorrido nesta terça-feira, 04/08, debateu-se sobre os princípios da educação e sobre a liderança. “Dentro destes assuntos, focamos em três linhas: Como estimular a participação de todos os segmentos da comunidade escolar na tomada de decisão, pensando sempre numa gestão participativa; Como a gente valoriza e reconhece os líderes que participam do nosso movimento; e Como podemos dialogar e divulgar para a comunidade as ações que estão acontecendo. Os participantes também tiveram a oportunidade de compartilhar as boas-práticas desenvolvidas em cada uma de suas escolas”, acrescenta a assessora pedagógica.

Também assessora pedagógica da Logos Consultoria, a educadora Taciana Basso Tolazzi acrescenta que os coordenadores pedagógicos farão momentos de estudo, com reflexões sobre três temáticas: As duas dimensões da gestão escolar (pedagógica e participativa); Cultura organizacional das escolas; e Metodologia de projetos. “Nós estamos felizes porque, apesar das dificuldades que o momento nos impõe, o PUFV não deixou em nenhum momento de estar junto com os professores das escolas locais”, avalia Taciana.

Os encontros virtuais ao vivo das jornadas de gestores escolares também está contando com o apoio do Sescoop RS. Após a conclusão deste trabalho, o Programa A União Faz a Vida promoverá na região da Sicredi Botucaraí RS/MG capacitações locais – segmentadas por município e por nível de ensino – para refletir sobre o tema Avaliação Escolar, o qual vem sendo um grande desafio para os educadores nesta realidade atual.

Conforme a analista de programas sociais da Sicredi Botucaraí RS/MG, Mariângela Palmeira, todas as ações do PUFV – já implementadas e a implementar – são resultados das atuais demandas e necessidades dos educadores. “O PUFV é formado por uma grande Rede de Compromisso, onde cada integrante tem a mesma importância. Por isso, atuamos de forma conjunta e colaborativa, sempre com o objetivo de auxiliarmos o trabalho do professor e o aprendizado do aluno. E neste momento difícil de isolamento social, buscamos nos adaptar à realidade e oferecer este apoio da melhor forma possível”, destaca Mariângela.

O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Na região da Sicredi Botucaraí RS/MG, o Programa está inserido nos municípios de Arvorezinha, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Mormaço, Nova Alvorada, Pouso Novo, São José do Erval e Soledade.

Escrito por: ASCOM SICREDI

Compartilhe: