Setor de emergência é um dos serviços mais ativos do Hospital Santa Terezinha

Publicado em: 7 de agosto de 2020

Atualmente o serviço de emergência é um dos mais ativos do Hospital Santa Terezinha já que basicamente todo atendimento que chega à unidade passa pelo setor.

Na unidade, o atendimento da emergência é feito no primeiro momento pelos enfermeiros que realizam a triagem do paciente, checando os sinais vitais e o motivo da procura pelo atendimento. A triagem do paciente é que vai determinar a ordem de atendimento, que é baseada na escala de Manchester, adotada pelo hospital para preconizar o atendimento dos paciente de acordo com a sua gravidade.

A escala de Manchester é usada para classificar o risco imediato de cada paciente. Essa classificação é feita através de cinco divisões, representadas pelas cores azul, verde, amarela, laranja e vermelho. De acordo com os sintomas que o paciente apresenta, tais como dores, febre, alteração na pressão arterial e nos sinais vitais e sangramento, é que se determina a classificação de prioridade para o seu atendimento. Aqueles que apresentam sintomas leves e nenhum risco de vida imediato, são classificados nas cores azul e verde, já os que apresentam sintomas mais graves mas podem aguardar atendimento correspondem a classificação amarela ou laranja. A classificação vermelha é para os pacientes que apresentam risco de vida se não forem atendidos imediatamente.

O atendimento da emergência, de acordo com a Doutora Talita de Goes é direcionado aos casos de dor súbita aguda, pico febril, diferentes tipos de traumas, acidentes domésticos ou de trânsito, perda súbita de movimentos ou de visão, vômito e outros sintomas que representam risco imediato à saúde.

Durante a pandemia o Hospital Santa Terezinha presta também serviço de emergência para casos suspeitos de Covid-19 e conta com espaço próprio para o isolamento desses pacientes. O atendimento é feito da maneira adequada, seguindo todas as medidas de segurança e é realizado por um profissional específico.

A enfermeira Josiane Arnort, destaca que pacientes que apresentam sintomas respiratórios são considerados automaticamente como suspeitos de Covid-19 e ficam em isolamento aguardando o atendimento adequado.

Os casos que apresentam sintomas mais graves da doença são direcionados ao Hospital de Espumoso para realização da tomografia. Esses casos serão avaliados posteriormente pelos profissionais da saúde em Soledade. Já os casos que não apresentam sintomas relevantes são medicados conforme o protocolo do Ministério da Saúde e encaminhados para isolamento domiciliar.

A enfermeira Josiane também ressaltou que a emergência do Hospital Santa Terezinha atende 24 horas e é totalmente gratuita à população.

 

 

 

 

Escrito por: Ellen Silveira / Clic News

Compartilhe: