Setor de bares e restaurantes avalia que atuais flexibilizações ajudam, mas ainda não é o ideal

Fonte divulgação

Publicado em: 13 de abril de 2021

Governo do Estado flexibilizou na semana passada, os dias e horários de funcionamento de bares e restaurantes no Rio Grande do Sul. Agora, os estabelecimentos podem receber clientes durante a semana, até as 22h, com fechamento até às 23h. No entanto, aos fins de semana, o horário para receber clientes é até às 15h, com atendimento até às 16h.

Essa alteração ajuda o setor, mas ainda não é a forma ideal de funcionamento. Isso porque bares e restaurantes registram o maior movimento no fim de semana e à noite. Com a restrição nestes dias e horários, os estabelecimentos seguem sem poder atender nos horários de maior demanda.

Conforme o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Passo Fundo, Leo Duro, as flexibilizações são importantes para que os estabelecimentos consigam organizar seus caixas, mas ainda não é o ideal.

O presidente destaca que seria muito importante a abertura dos locais nos fins de semana à noite. De acordo com Duro, muitas pizzarias, galeterias, bares e restaurantes não terão ainda o movimento que desejavam ter. Dentro desta semana, o setor vai apresentar documentos e estudos para o Governo do Estado, buscando flexibilizar ainda mais o atendimento.

Ainda, conforme Leo Duro, o faturamento com a tele entrega é muito inferior e não paga os funcionários. Além disso, muitos garçons e atendentes dos restaurantes não foram recontratados, pois não há demanda pelo serviço. De acordo com o presidente do sindicato, com uma abertura maior, os empregos devem ser retomados também.

A situação do setor ainda é muito ruim e alguns cogitam seguir trabalhando apenas com tele entrega, mesmo após a pandemia, enquanto outros devem fechar definitivamente.

Escrito por: Radio Uirapuru

Compartilhe: