Servidores que ganham menos receberão salários primeiro, anuncia governo do RS

Publicado em: 25 de Setembro de 2017

O governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta segunda-feira (25) uma nova programação de pagamento de salários aos servidores estaduais, que vêm recebendo de forma parcelada desde fevereiro de 2016. De acordo com o governador José Ivo Sartori, quem tem salários menores passará a receber antes dos demais.

Conforme Sartori, um estudo jurídico respalda a medida adotada pelo governo. "Depois dessa avaliação jurídica, se permite que o estado primeiro possa pagar quem ganha menos", destacou em pronunciamento, para acrescentar: "Governador, vice, secretários, só vão receber depois que o último servidor tiver seu salário quitado no mês."

Os salários do mês de agosto foram quitados no último dia 13 de setembro. A primeira parcela paga aos servidores nessa ocasião foi a menor desde que o parcelamento entrou em vigor: R$ 350. Os pagamentos motivaram protestos, e até registros de boletins de ocorrência por professores pelo estado.

Histórico de parcelamentos

Desde fevereiro do ano passado, os salários dos servidores do Poder Executivo vêm sendo pagos de forma fatiada e consecutiva. Em 2015, também houve parcelamento, no início do governo Sartori, mas por dois meses.

Antes, a última vez em que os servidores tiveram os salários parcelados, havia sido em 2007, durante o governo de Yeda Crusius.

Escrito por:

Compartilhe: