“Sempre voltamos para nossa terra de origem”, diz Valmor Fiorini produtor de SJH

Publicado em: 8 de maio de 2021

A soja é uma cultura de grande importância econômica para o Brasil, sendo a principal cultura do agronegócio brasileiro.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial, e, dentre os grandes produtores (EUA, Brasil e Argentina), é o que possui o maior potencial de expansão em área cultivada, podendo, se depender das necessidades de consumo do mercado, mais do que duplicar a produção. Assim sendo, em um curto prazo o Brasil pode constituir-se no maior produtor e exportador mundial de soja e seus derivados. Os principais Estados brasileiro produtores são: Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul. (Fonte: Embrapa)

O produtor Valmor Fiorini, natural da comunidade São Cristóvão, de São José do Herval ao falar sobre agricultura, ressalta o grande amor que sente pela cultura do soja e a vida no campo. Quando pequeno, Valmor já iniciou seus trabalhos na agricultura. “Me recordo que quando criança, as pessoas tinham a ideologia de que a agricultura não gerava dinheiro, mas sim a vida na cidade grande, trabalhando em comércios e fábricas. Até meus 10 ou 12 anos acreditei neste mito, mas sempre gostei da agricultura e de ajudar minha mãe na lavoura”, ressalta.

Com 17 anos, Valmor concluiu o Ensino Médio e mudou-se para Porto Alegre. Ao não se acostumar com o ambiente, contra a vontade de seus pais, retornou para sua terra de origem. Com pouco mais de 20 anos, o produtor casou-se e logo teve sua primeira filha, Sara. “Passamos por muitas dificuldades econômicas, devido a saúde de minha filha. Mas, não deixei a agricultura”, diz.

Inicialmente, Valmor trabalhava com a cultura do milho e bovinos de leite. Após, iniciou a plantação de soja. “Comecei a adquirir equipamentos, como trator e plantadeira. Realizei uma expansão de terra, em forma de arrendamento”, conta.

Aos poucos, o agricultor aumentou sua demanda, plantando cada vez mais e adquirindo equipamentos. Entretanto, em alguns anos o lucro não era tanto. “Para plantar soja hoje, requer muita tecnologia e produtos bons, para que a safra não seja prejudicada, o investimento precisa ser feito”, enfatiza.

Há alguns anos, quase todo o Estado do Rio Grande do Sul é afetado pela seca, que prejudica diretamente o setor da agricultura e setor agropecuário. Valmor conta que em sua propriedade, a dificuldade não foi diferente dos demais produtores. “No ano passado, algumas dificuldades foram enfrentadas. O valor do adubo era muito alto e o preço da soja muito baixo. Muito se fala em produção máxima por hectares, entretanto, nós moramos em uma região onde o clima é diferente. Em outros locais, as doenças não atacam como aqui”, pontua.

De acordo com Valmor, o terreno Hervalense é mais difícil de trabalhar com a cultura da soja. “Conseguir uma média de 70, como outros municípios, é complicado. Nos municípios vizinhos, as lavouras são mais abertas”, comenta.

Ao analisar a agricultura no município de São José do Herval, Valmor destaca o investimento de produtores. “Pode ser observado, que nos últimos anos os produtores e agricultores do município tem investido cada vez mais em suas lavouras. A produção de soja, produção de silagem e vacas de leites tiveram um aumento considerável. Esse aumento deve-se ao incentivo, fornecido pela Prefeitura e demais responsáveis”, diz.

Por fim, Valmor destaca sua admiração pelo município. “Nascemos aqui e iremos sempre investir aqui, buscando melhorar cada vez mais o município. Pelo que percebo, sempre voltamos para nossa terra de origem , pois amamos aquele local”, finaliza.

 

Escrito por: ClicNews/ Gabrieli Quevedo Moreira

Compartilhe: