Secretária de Saúde de São José do Herval analisa primeiro trimestre frente a Pasta

Publicado em: 26 de março de 2021

Após três meses frente a Secretaria de Saúde do município de São José do Herval, a Secretária Rosana Brizola Bozetti, relata sua avaliação ao andamento dos trabalhos.

Rosana, enfatiza que o seu primeiro mês frente a pasta foi consideravelmente difícil. “Encontrei a Secretária com dois motoristas e vários carros com problemas mecânicos. Também, não tínhamos funcionários, pois muitos estavam de férias, como enfermeiros e técnicos”, conta.

Após o primeiro mês, a Secretária conta sua preocupação com a Covid-19. “No mês de fevereiro, entramos no pico da pandemia em todo o Estado, nossa preocupação aumentou, e a demanda era muito grande comparada ao número de profissionais”, frisa.

A Secretaria está trabalhando diretamente na manutenção e prevenção da saúde de pacientes Covid-19 e os demais que necessitam dos serviços fornecidos pela pasta. Também, a Secretária relembra que a Administração está estudando um projeto com um médico profissional, para que exames de ultrassom possam ser realizados na Unidade Central, evitando assim o deslocamento de pacientes para cidades vizinhas.

A secretaria fornece consultas com médico ginecologista, pediatra, cirurgião, duas vezes na semana, clínico geral, dentista, fisioterapeuta, psicóloga e nutricionista. Rosana conta que está sendo estudado a contratação de outro profissional em área de maior demanda.

Ainda, a Secretária aborda o convênio firmado com o Hospital Santa Terezinha, de Fontoura Xavier, para a realização de exames de Raio-X. “Acredito que vá facilitar muito, levando em conta a logística. Não precisaremos levar o paciente para Lajeado, ou seja, evitaremos o cansaço físico do paciente e também economizaremos na questão financeira”, afirma. O modo como será realizado o pagamento ainda está em estudo juntamente com o Presidente do Hospital, Tiago Zanotelli. “Estamos estudando se iremos pagar via COMAJA, ou se faremos um pacote”, analisa.

A Prefeitura Municipal de São José do Herval, também possui convênio com o Hospital localizado no município, entretanto o paciente não pode ficar no Hospital por mais de 24h, então é transferido para o Hospital de Progresso, na área clínica e Lajeado, para as especialidades.

Referente a vacinação e Covid-19, Rosana enfatiza que 50 doses foram recebidas pelo município esta semana, entretanto o número é insuficiente para a quantidade de idosos que reside em São José do Herval. O número de casos positivados contou redução significativa.

Atualmente, o município conta com uma pessoa internada e 15 casos ativos, de acordo com o Boletim do dia 23 de março.

 

Escrito por: ClicNews

Compartilhe: