Secretaria de Saúde alerta sobre dengue no município

Publicado em: 3 de maio de 2021

Devido a estiagem enfrentada nos últimos meses, que assola todo o Estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Saúde do Município de Fontoura Xavier, juntamente com a 6° Coordenadoria de Saúde, observou a importância de realizar a conscientização sobre a Dengue.

De acordo com o Secretário de Saúde, Eduardo Souza dos Santos, a 6° Coordenadoria, composta por mais de 60 municípios e onde inclui-se Fontoura Xavier, apenas seis ainda não estão em infestação pela dengue.

No dia 05 de março, um mutirão foi realizado pelo Grupo de Agentes de Saúde, juntamente com o o Departamento Epidemiológico, com o profissional Igor de César, afim de procurar focos de dengue, fiscalizar, conscientizar e orientar a população.

Ao todo, 231 residências foram visitadas. Na oportunidade, o grupo colheu algumas amostras, que foram enviadas para análise.

O Secretário destaca sobre a importância da conscientização. “Solicitamos aos munícipes que fiquem atentos. Há muito tempo não chove e os mosquitos procuram qualquer reservatório de água, por menor que ele seja. Peço que todos fiquem em alerta, para que assim Fontoura Xavier fique livre da dengue. Por muitas vezes, acabamos nos esquecendo de outros problemas devido a gravidade do Covid-19”, pede.

A Secretaria de Saúde faz um alerta para que todos os cuidados necessários sejam tomados e pede a colaboração para que os munícipes mantenham seus pátios limpos e organizados para evitar a disseminação do mosquito.

Entre os sintomas da doença, estão a febre alta, ou seja, acima de 38 graus, dor de cabeça na área dos olhos, dor intensa no corpo e falta de apetite.

Esses sinais e sintomas podem ser confundidos com outras doenças, como gripe, resfriado e até o novo coronavírus, que tem se agravado em diversas regiões do país. O que não é frequente na dengue são os sintomas respiratórios, como coriza, tosse e nariz entupido

Escrito por: ClicNews

Compartilhe: