Secretaria de Agricultura trabalha na resolução de pendências e problemas

Publicado em: 12 de março de 2021

A Secretaria de Agricultura, comandada pela Secretária Adriéli Gerevini, tem trabalhado na regularização de poços artesianos, consertos e aquisição de maquinários e equipamentos agrícolas.

De acordo com a Secretária, o primeiro passo é a regularização dos poços artesianos e redes de água, que foram perfurados e instalados nos mandatos anteriores. “Sabendo disto, agora já podemos começar o nosso trabalho buscando aquilo que de fato é importante e necessário para os nossos agricultores”, enfatiza.

Como demanda urgente apresentada por Adriéli, destaca-se a necessidade da distribuição de água potável para as famílias, com a proteção de fontes de água, perfuração de poços artesianos e instalação de redes de água.

A busca por novos maquinários e equipamentos é a preocupação principal da equipe da Secretaria no momento.  Alguns pontos principais foram destacados pela Secretária. “Nestes dois meses de gestão frente a Secretaria de Agricultura, foi possível diagnosticar as principais demandas desta pasta. A maior procura até o momento foi por máquinas e implemento agrícolas. Tais como:

  • Os agricultores necessitam de máquinas para limpeza e manutenção de fontes de água e bebedouro;
  • Melhorias de estradas, dentro das propriedades, para o escoamento da produção;
  • Limpezas de áreas para lavoura;
  • Construção de micro açudes;
  • Caminhão disponível para frete, na aquisição de calcário e adubos em geral;
  • No mínimo dois tratores e implementos em boas condições de funcionamento, como: Batedor de cereais (Feijão e Milho); Ensiladeiras e Carretão Basculante; Gobias; Espalhador de calcário e esterco”, ressaltou.

Desde que está frente a Pasta, um dos primeiros projetos apresentados pela Secretária, foi a construção de um espaço multiuso que será destinado principalmente para a execução da feira da agricultura familiar, realizada pelos agricultores do município. Também, o espaço será arquitetado de forma que atenda todas as demandas de eventos realizados pela Prefeitura Municipal.

O principal objetivo da criação do espaço de acordo com a Secretária, é a estruturação em local apropriado dos agricultores para a comercialização de produtos coloniais. “Mais uma vez a emergência da estruturação de uma Feira da Agricultura Familiar. Há necessidade de uma política de incentivo fiscal aos nossos produtores rurais. A exemplo, a conversão de parte do valor arrecadado, em horas máquina ou Calcário”, ressalta.

Por fim, novamente Adriéli relata a grande dificuldade de deslocamento devido a falta de automóveis. “Precisamos de mais veículos automotivos, para o deslocamento dos funcionários e para o efetivo trabalho diretamente nas propriedades rural. Contamos com a compreensão de todos. Sabemos que no início é difícil, mas aos poucos colocaremos tudo no seu devido lugar”, finalizou.

Escrito por: ClicNews

Compartilhe: