Secretaria da Saúde promove atividades alusivas ao Setembro Amarelo

Publicado em: 24 de setembro de 2021

Durante todo o mês de setembro, a Secretaria da Saúde do município de Fontoura Xavier, chefiada pelo Secretário Eduardo de Souza, promoveu atividades alusivas ao Setembro Amarelo.

Além das comunidades, a equipe responsável pela campanha “Setembro Amarelo” no município esteve atuando ativamente na Rede Municipal e Estadual de Ensino. No Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia, a Assistente Social, Zaiene Dias, esteve realizando atividades com a educação infantil e palestras com as turmas do ensino médio.

As ações estão sendo realizadas através do Programa Saúde na Escola. “Essa é mais uma atividade de promoção de saúde. É muito importante falar sobre o setembro amarelo, promover saúde mental, cuidar de nossas crianças e adolescentes, após um período de mais de um ano sem aulas e sem contato com a comunidade”, ressalta o Secretário da Saúde, Eduardo de Souza.

O Secretário pontua a importância de levar informações à comunidade. “Buscar levar informações sobre a saúde mental é fundamental, e isso é realizado através de orientações com psicólogos, assistentes sociais, e demais profissionais capacitados na área, visando promover saúde para que as pessoas possam observar melhor a si mesmo e a todos aqueles que estão ao seu redor”, explica.

Eduardo ainda ressalta que um dos objetivos do projeto nas escolas é qualificar os professores para que estejam atentos aos alunos e para que acompanhem as abordagens necessárias ao deparar-se com situações difíceis.

O Secretário enfatiza sua preocupação com a saúde mental dos fontourenses. “Hoje em Fontoura Xavier, a saúde mental está entre um dos cinco maiores atendimentos realizados na Secretaria de Saúde, após diabetes e hipertensão. O assunto deve ser repassado, apresentado para a comunidade, precisamos dialogar e levar informação ao máximo de pessoas possível”, relata.

Sendo assim, Eduardo Vaz pontua que a preocupação da equipe da Secretaria da Saúde com o psicológico dos pacientes irá continuar. “Precisamos falar dos nossos sentimentos, as pessoas não são fortes o tempo todo e nem precisam ser. Precisamos cuidar de nossos jovens, dos adultos e dos idosos e estar atentos a qualquer sinal”, finaliza.

Escrito por: ClicNews/ Gabrieli Quevedo Moreira

Compartilhe: