Secretaria da Saúde intensifica cuidados na comunidade com a Dengue

Publicado em: 7 de abril de 2022

Fontoura Xavier, assim como a grande maioria dos outros municípios do Estado, já possui casos do mosquito transmissor da dengue, mas diferente de outros municípios, ainda não foi constatado a dengue nas larvas dos mosquitos. A Secretaria da Saúde de Fontoura Xavier reforçou o mutirão para combater a doença.

De acordo com informações da secretaria, em Fontoura Xavier foi encontrado o mosquito transmissor, mas ele não possui o vírus. Por isso, foi intensificado pela secretaria  a atenção especial de agentes Comunitárias de Saúde e população a importância dos munícipes auxiliarem a manter o cuidado com a proliferação do mosquito da dengue.

Atualmente, a Secretaria conta com três fiscais epidemiológicos que nos últimos 60 dias, visitaram mais de 2 mil imóveis, realizando vistorias e orientando os moradores, que de acordo com o Secretário, estas visitas tem trazido um resultado muito positivo, onde diversas pessoas se mostraram preocupadas em realizar limpezas e seguir as orientações recebidas. “Uma cidade limpa, é aquela que o cidadão cuida e ajuda a limpar, então o Poder Público tem feito a sua parte, mas depende da ajuda de todos os munícipes se conscientizarem e fazerem a sua parte”, comentou o secretário, Eduardo Souza dos Santos.

A Secretaria de Saúde tem realizado o LIRA, que é o Levantamento do Índice de Aedes Aegypti, em todos os bairros do Município de forma sorteada. Os dados coletados, assim como alertas sobre larvas encontradas são encaminhadas para pesquisas no Laboratório do Estado. “Como somos um Município cortado por uma BR, somos muito mais suscetíveis a receber as novas doenças, já que temos um grande fluxo de pessoas. Então, com a colaboração de todos, nos mantivemos livres até o momento de quaisquer caso de dengue. O maior conselho para todos é este, o melhor remédio é prevenir”, finalizou.

Escrito por: Clic News

Compartilhe: