Secretaria da Saúde de São José do Herval emite alerta para dengue e febre amarela

Publicado em: 3 de maio de 2021

A Secretaria da Saúde de São José do Herval tem estruturado sua equipe para que cada setor esteja bem estruturado. A secretária, Rosana Brizola destacou alguns pontos importantes para que a comunidade hervalense esteja atento nestes últimos dias.

Durante toda a segunda-feira, (03/05) conforme a disponibilidade de doses, estarão sendo vacinadas as pessoas com idade a partir de 60 anos, na Unidade Sanitária. A secretaria pede que seja levado junto documento de identidade e Cartão SUS.

Durante a última semana (26 a 30 de abril), o setor de vigilância epidemiológica esteve envolvido nas atividades relacionadas ao controle do vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti. “É extremamente importante neste momento que a população se mobilize para a limpeza da área urbana, cada um cuidando de seu pátio, das redondezas de sua casa, eliminando locais que possam acumular água. Lembrando que, além da dengue, o mosquito ainda pode transmitir outras doenças, como a Zika e a Chikungunya”, explicou a secretária da Saúde, Rosana Brizola.

Também, o município de São José do Herval recebeu o alerta da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul sobre a ocorrência de Febre Amarela. “Neste sentido, fazemos um pedido à população para que verifique suas carteiras de vacinação, conferindo a imunização contra esta doença. Dúvidas podem ser resolvidas por telefone, no (54) 3325 1040. Convém ressaltar ainda a importância da preservação dos macacos bugio, pois eles não transmitem a febre amarela para os seres humanos, mas são vítimas dela, assim como nós. Desta forma, bugios encontrados mortos pela doença servem como “sentinelas”, que avisam às autoridades sobre a ocorrência de febre amarela na região”, explicou.

Aproveitando a oportunidade, a Secretaria Municipal da Saúde parabeniza a todos os trabalhadores e trabalhadoras de nosso município, que são os responsáveis por nosso desenvolvimento e progresso.

Escrito por: Clic News/ ASCOM SJH

Compartilhe: