Secretaria da Saúde de São José do Herval continua campanha de distribuição de absorventes

Publicado em: 8 de outubro de 2021

Visando o planejamento familiar, a partir de atividades em formato de orientação, que também resultarão na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada, a secretaria da Saúde de São José do Herval continua com o Projeto de distribuição de absorventes.

O projeto, contempla a distribuição de absorventes para a população feminina que comprove vulnerabilidade social através do parecer da assistente social da saúde. A Secretaria de Saúde de São José do Herval vem promovendo ações que visam a informação da população sobre os métodos contraceptivos disponíveis na Unidade Sanitária, assim como ações de apoio para a população feminina. A aquisição de absorventes está sendo realizada seguindo os trâmites legais de tomada de preços. Serão adquiridos pacotes com 16 absorventes cada.

A Secretária Municipal da Saúde, Rosana Brizola, ressalta que uma gravidez não planejada, principalmente na adolescência, pode ter consequências negativas para mulheres e crianças. Além de a diminuição do indicador “gravidez na adolescência” ser meta pactuada junto aos governos federal e estadual, a situação tem preocupado tanto, que motivou a idealização de um novo projeto. “Considerando que somos uma Unidade Básica de Saúde, as ações planejadas são de prevenção e apoio diretamente aos adolescentes e mulheres em idade fértil, bem como aos demais que sentirem necessidade desta atenção”, explica a Secretária.

As ações envolverão atividades educativas nas escolas e atendimentos individuais com aconselhamentos, escuta e orientação.
A avaliação das atividades propostas será realizada trimestralmente, quando as ações forem iniciadas nas escolas e junto do público alvo, através de escuta dos professores, reunião da equipe de saúde e do Serviço Social da Saúde, juntamente com a Secretária da Saúde.

Critérios para retirada de absorventes:
Ser munícipe de São José do Herval, e em caso de dúvida, comprovar que mora a mais de 6 meses no município;

As adolescentes em idade escolar devem estar matriculadas regularmente e participar das atividades mensais propostas na escola;

Adolescentes após orientação e autorização dos responsáveis que aderirem aos métodos contraceptivos oferecidos nas atividades educativas na unidade de saúde;

Para as adolescentes e mulheres em idade fértil será avaliada a situação de vulnerabilidade social, através de visita domiciliar e parecer social;

 

Escrito por: Clic News

Compartilhe: