Secretaria da Saúde de Fontoura Xavier reforça à população que a pandemia não acabou

Publicado em: 16 de outubro de 2020

 

Após um período de queda na curva de contágio pela Covid-19 em Fontoura Xavier, o município registrou nas últimas semanas uma crescente significativa no número de novos casos. A Secretaria da Saúde do município acredita que essa alteração no boletim epidemiológico se deve ao descaso da população, que passou a relaxar com os cuidados e as medidas de prevenção à doença. O feriado da última segunda-feira (12) pode ter sido outro fator agravante nesse sentido, uma vez que muitas famílias viajaram ou receberam visitas de outras cidades.

Segundo dados disponibilizados pela Secretaria da Saúde, o número de casos confirmados já chega a 156, enquanto o número de pessoas recuperadas corresponde a 135. A técnica de enfermagem, membra da equipe responsável pelo Covid-19, Sheila Cezere, destaca que no período do dia 05 a 15 de outubro houve o registro de 15 novos casos. “A maioria dos casos que a gente tem observado teve contato com pessoas vindas de fora. Nós temos pacientes que trabalham em outras cidades e que chegam no nosso município contaminados, consequentemente isso envolve também a família dessas pessoas”, informou.

O município registra no momento 17 casos ativos da doença, dos quais um encontra-se hospitalizado no Hospital de Caridade Frei Clemente, com quadro estável. Nessa quarta-feira (14) foi registrado o quarto óbito decorrente da Covid-19 no município, o qual trata-se de um homem de 71 anos que estava internado a cerca de uma semana no HCFC. De acordo com o boletim epidemiológico, o número de monitorados também teve aumento nos últimos dias e chega ao total de 52 pessoas.

O Secretário de Saúde, Tiago Ulrich, reforça o protocolo adotado nos casos em que há óbito decorrente de Covid-19. “Nesses casos não é permitido velório e nenhum tipo de contato com o corpo. Existem alguns questionamentos, mas esse é o processo correto e seguro a ser realizado”, destacou.

Os testes para detecção da doença são disponibilizados gratuitamente pela Secretaria da Saúde, para todos os pacientes que apresentam sintomas. Segundo a técnica Sheila a unidade disponibiliza os exames PCR para os profissionais de saúde e para pacientes idosos ou com algum tipo de comorbidade. Nos demais casos é disponibilizado os testes de laboratório, realizado após o décimo dia de sintomas, conforme indicado pelo protocolo do Ministério da Saúde. Até o momento foram recebidos pelo Ministério e Estado aproximadamente 250 testes e adquiridos com recurso da Secretaria mais de 600 testes, dos quais 500 já foram testados.

A secretaria salienta também que a equipe responsável pela covid-19 no município, formada pela Dra. Carla Quadros, a enfermeira Jocimara Casa Nova e a técnica de enfermagem Sheila Cezere, atua conforme as recomendações médicas e sobre autorização desses profissionais.

O Secretário da Saúde destaca que nesse momento, em que o país passa pelo período eleitoral, os cuidados devem ser redobrados e as medidas de proteção devem ser reforçadas. A recomendação da Secretaria da Saúde é de que a população evite aglomerações e mantenham o distanciamento, prezando sempre pelo uso correto das máscaras e do álcool em gel.

Escrito por: Ellen Silveira / Clic News

Compartilhe: