Secretaria da Saúde de Fontoura Xavier implanta atendimentos psicológicos em grupo

Publicado em: 26 de novembro de 2021

Com o objetivo de agilizar o atendimento de quem busca por ajuda psicológica, a Secretaria de Saúde de Fontoura Xavier está implantando uma nova forma de atendimento.

Além de disponibilizar atendimentos de forma individual, a Secretaria da Saúde de Fontoura Xavier está disponibilizando atendimentos em pequenos grupos.

De acordo com a psicóloga, Mariana Rosa, que é responsável pela ação, a mudança não impacta no atendimento, pelo contrário, na maioria das vezes até contribuí no sentido de que o ambiente também é de troca de experiências. “O principal benefício é o compartilhamento. A troca de ideias em grupo fortalece o outro. O paciente muitas vezes consegue ver que a sua dor também pode ser a dor do outro, e que juntos é mais fácil de passar por este momento”, explica.

Entre as mudanças, também está o horário dos atendimento, pois os mesmos estão sendo realizados após o horário comercial, possibilitando assim a participação de trabalhadores. A psicóloga ainda explica que um dos princípios do trabalho em grupos é a confidencialidade, gerando assim mais segurança nos pacientes.

Para o Secretário de Saúde, Eduardo Vaz, a formação dos grupos também agiliza o atendimento dos pacientes. “No atendimento individual, o sistema fica sobrecarregado e muitas vezes não conseguimos atender a demanda de pacientes. Sabemos que quando alguém busca ajuda psicológica precisa ser atendido rapidamente e não ficar esperando. Por isso esta foi a forma que encontramos de agilizar da forma mais rápida possível os atendimentos”, explica.

Atualmente, a Secretaria da Saúde conta com grupos de adolescentes, jovens e adultos em atendimento. Eduardo ressalta que pretende ampliar para crianças e também pacientes mais graves, como por exemplo, dependentes químicos.

Escrito por: Daiane Meazza / ClicNews

Compartilhe: