Secretaria da Saúde de Fontoura Xavier comemora o avanço de cadastros no SUS

Publicado em: 7 de abril de 2022
O SUS tem como objetivo principal formular e implementar a política nacional de saúde destinada a promover condições de vida saudável, a prevenir riscos, doenças e agravos à saúde da população, e assegurar o acesso equitativo ao conjunto dos serviços assistenciais para garantir atenção integral à saúde. Buscando chegar a este objetivo, a Secretaria da Saúde de Fontoura Xavier comemora o avanço no cadastro SUS. De 4 mil pessoas, hoje passa de 10 mil o número de beneficiários cadastrados no SUS.
De acordo com o secretário, Eduardo dos Santos de Souza, o resultado se deve ao trabalho em conjunto com as Agentes de Saúde e equipe de todas as Unidades de Saúde do interior. “Buscamos fazer encontros com a equipe para reorganizar os cadastros do SUS conforme estabelecido e solicitado pelo Ministério da Saúde, que é o cadastro completo, inserido às demais documentações como o CPF, que é único e número de telefone”.
A intenção da Secretaria é de ter um cadastro mais organizado e fidedigno. No total, neste recadastro foram inseridas mais de cinco mil pessoas, que realizaram o cartão SUS em Fontoura Xavier. “Nós tinhamos cerca de quatro mil pessoas e hoje este número passa dos dez mil, e hoje é uma atualização constante feita pelas agentes comunitárias de saúde. A pesagem do Bolsa Família também mudou, anteriormente eram chamados os beneficiários do Bolsa Família e seus dependentes para as pesagens, que eram realizadas nas comunidades ou no clube. Hoje, funciona da seguinte forma: com a informatização da secretaria de saúde, quando um beneficiário ou um dependente passa por uma unidade de saúde, no momento da triagem, onde a criança é pesada e medida, os dados são lançados no sistema e automaticamente, pelo vínculo do CPF do Cartão SUS, é contabilizado o acompanhamento dessa criança ou dependente no Programa Bolsa Família, o que trouxe uma grande facilidade para a captação de dados. Fontoura Xavier é um dos melhores municípios da coordenadoria no quesito pesagem. Atualmente, buscamos nos sistemas pelas pessoas que não realizaram pesagens no último semestre e nos deslocamos até elas, o que tem facilitado muito”, explicou.
Escrito por: Clic News