Secretaria da Saúde cria grupo saúde da mulher

Publicado em: 18 de Agosto de 2017
Levando em conta os elevados índices de incidência e mortalidade por câncer do colo do útero e da mama no Brasil, é necessária a implantação de estratégias efetivas de controle dessas doenças, tratamento e de cuidados paliativos, quando esses se fizerem necessários. Pensando nisso a secretaria da Saúde criou grupos para prevenção da Saúde da Mulher.
Na quinta-feira (17) o enfermeiro responsável Anderson Ferreira, realizou na comunidade do Campo Novo ações para este grupo. “É de fundamental importância a elaboração e a implementação de Políticas Públicas na Atenção Básica, enfatizando a atenção integral à saúde da mulher, que garantam ações relacionadas ao controle dos cânceres do colo do útero e da mama como o acesso à rede de serviços quantitativa e qualitativamente, capazes de suprir essas necessidades em todas as regiões do País” explicou o Enfermeiro Anderson.
Nas unidades de saúde do Campo Novo e Picada Silveira é feito a realização do exame preventivo do colo do útero (citopatológico) através do agendamento, e sendo assim, os Agentes Comunitários de Saúde responsáveis pelas suas respectivas áreas de cuidado passam orientando as mulheres para o dia da coleta e também podendo ser realizado durante a segundas e quintas-feiras (Campo Novo), terças e quartas-feiras (Silveira) em horários alternativos de funcionamento da unidade básica de saúde para atingir aquelas mulheres que geralmente não conseguem ter acesso ao exame.
No caso da mamografia, a solicitação deve ser realizada pelo profissional da unidade (médico ou enfermeiro), durante a consulta ou em estratégias de busca ativa de mulheres, como visita domiciliar. É fundamental que nas consultas o profissional realize o exame clínico das mamas para detectar lesões palpáveis. Além de solicitar o exame, cabe realizar orientações sobre a forma que o exame é feito, bem como a sua importância para fortalecer a aderência da usuária à sua realização.
Escrito por: