Secretaria da Saúde aposta em nova forma de atendimento nas comunidades

Publicado em: 26 de janeiro de 2021
O posto de saúde central conta com diversas novidades e projetos. A doutora Nicelene Crespo, está atendendo de segunda à quinta-feira, durante os turnos da manhã e tarde. A doutora também está sendo uma das colaboradoras do novo projeto de atendimento proposto pela Secretaria de Saúde.
A nova forma de atendimento consiste em intensivos aos serviços realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde, o qual será baseado em acompanhamentos primários às doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças obstrutivas pulmonares para que sejam prevenidas. A proposta foi pensada e elaborada pela Secretaria de Saúde de Fontoura Xavier.
De acordo com a Doutora, a prevenção é de extrema importância o acompanhamento a pacientes, principalmente nas comunidades do interior do Município faz com que os pacientes não busquem apenas o médico em momento de extremos.. “A atenção primária sempre anda de mãos dadas com o acompanhamento. O Ministério da Saúde recomenda que esta forma de atendimento seja elaborada pelos municípios, principalmente em doentes crônicos pois alguns precisam de exames anuais, a cada três, seis meses e a cada ano. Tudo depende de sua adaptação aos medicamentos”, destaca.
A proposta tem como objetivo também, a diminuição da circulação de pacientes no posto central e a circulação dos Agentes de Saúde por todo o município, de tal forma que seus serviços sejam ativos e diários. “Os Agentes Comunitários de Saúde serão peças fundamentais para os atendimentos no interior, pois serão os responsáveis pelos agendamentos de consultas nos dias específicos que os médicos estiverem na localidade”, disse.
Nicelene enfatiza a grande importância da prevenção. “Por muitas vezes os problemas de saúde são silenciosos, não possuem sintomas graves, mas a doença está ali e pode ser agravada a qualquer momento. O número de hipertensos está crescendo. Em consultas realizadas em um posto específico do município atendemos pouco mais de 20 pacientes, apenas quatro deles estavam com a pressão arterial controlada. Sendo assim, o paciente precisa ter controle de sua saúde para evitar complicações como AVC, infarto, insuficiência renal e tantas outras” relata a médica.
A Secretária de Saúde, Clairê Chitolina explica como irá funcionar os atendimentos. “Nosso trabalho será pioneiro e estamos apostando no seu sucesso. Iremos nas comunidades todas às quartas-feiras. O agendamento será feito pelas Agentes de Saúde. Em primeiro momento queremos contemplar todas as comunidades e depois fazer um estudo das demandas”, enfatiza.
A equipe de visitas é composta pela Doutora Nicelene, o Enfermeiro Ênio Servelin e a Agente Comunitária de Saúde Rejane Vieira, que está prestando apoio às Agentes. Durante o acompanhamento, os responsáveis carregam uma “farmácia” onde os medicamentos prescritos pela doutora serão entregues no exato momento aos pacientes, evitando seu deslocamento até o posto central.
Na oportunidade, Clairê pediu as Agentes de Saúde que suas visitas sejam realizadas, pois de acordo com ela o sucesso da ação é totalmente dependente delas. “A nossa primeira visita foi realizada na área de Denise Apolinário Valler, que prestou um serviço excelente. As consultas foram extremamente bem organizadas pela mesma, as consultas duraram horas, pela grande demanda de pessoas” finaliza.
Por fim, o trabalho teve início na semana que se passou e todos os profissionais da Saúde estão apostando no seu sucesso. Seu principal objetivo é a prevenção, para que toda a população tenha um atendimento de qualidade.
Escrito por: Gabrieli Quevedo Moreira/ ClicNews