Secretária da Educação de São José do Herval faz avaliação do primeiro trimestre frente a pasta

Publicado em: 26 de março de 2021

Em três meses frente a pasta da Educação, Cultura, Turismo e Desporto de São José do Herval, a Secretária Maria Inez Zanotelli, faz avaliação das ações realizadas até o momento.

De acordo com a secretária, sempre que ocorre a troca da gestão municipal, principalmente em caso de mudança de partido, quem assume tende a enfrentar resistência e encontrar pessoas que não vão ficar de acordo com as ações, não pelo fato do que está sendo feito, mas sim, pelo fato de manifestar oposição. “Conosco, não foi diferente. Ao assumir a Secretaria de Educação, encontrei nesta pasta uma enorme resistência por parte de alguns professores, mas nada que com diálogo não se possa resolver. Além disso encontramos as escolas em estado de desleixo, talvez pelo fato do desânimo que a pandemia vem causando, o que nos obrigou a tomar iniciativas imediatas. Aos poucos fomos aos inteirando da realidade e fazendo a mudança acontecer, sempre buscando novas formas de agir e interagir com todos”, contou.

A Secretária explica as principais dificuldades encontradas no início da gestão. “Verificamos a necessidade de reparos, tanto na EMEI Meus Primeiros Passos, quanto na EMEF Tomé de Souza.  Desde que assumi esta secretaria estou juntamente aos demais membros da administração municipal, fazendo justificativas com urgências à promotoria na questão dos PPCIS na Escola, e quanto a isso, já tomamos as devidas providências”, conta.

Volta às aulas

Por estar na pandemia as aulas no município de São José do Herval iniciaram de forma remota. Para garantir que o conhecimento chegue até os alunos, os professores desenvolveram atividades e a equipe diretiva das escolas  realizou a entrega destas atividades na residência dos estudantes. Os professores também procuram desenvolver uma maneira de mediar as atividades via internet, respeitando sempre a possibilidade de acesso de cada um dos alunos.

Na última quarta-feira (24) a equipe da EMEI Meus Primeiros Passos e EMEF Tomé de Souza fizeram a entrega das atividades. Para atrair a atenção dos alunos a equipe se deslocou pelo município com ônibus enfeitado de balões, a fim de motivar as crianças e jovens para este reinício atípico. Cada estudante recebeu suas atividades e a merenda para aquele dia, sempre respeitando os protocolos relacionados à COVID – 19. “Seguimos todas as medidas restritivas cabíveis para o momento, conforme orientações do COE (Centro de Operações de Emergências), decreto municipal e decreto do Governo Estadual.

As atividades pedagógicas não presenciais realizadas pelas instituições de ensino deverão ser computadas para fins do cumprimento das 800 horas, pois as mesmas estão previstas no Plano de Ação da Rede e/ou da Escola e no Planejamento do (a) professor (a), com comprovantes da realização das atividades pelos estudantes e aprovadas pelos órgãos competentes, conforme as normas do Sistema Municipal de Ensino. “Dessa forma, estamos tentando retomar as atividades escolares da melhor maneira possível, usando esse período de suspensão das aulas para os reparos necessários na estrutura das escolas, priorizando a saúde de nossa comunidade sem deixar de dar a devida atenção à aprendizagem. Nossa meta é educar pelo exemplo, pela seriedade e pela dedicação. Juntos, tenho certeza que desenvolveremos um excelente trabalho, contando com o apoio e a compreensão de todos”, finalizou.

 

Escrito por: Clic News

Compartilhe: