Secretaria da Agricultura analisa 1° trimestre

Publicado em: 8 de abril de 2021

A Secretária da Agricultura de Fontoura Xavier, Adriéli Gerevini, analisou o 1° trimestre frente a Pasta.

Confira as perguntas respondidas pela Secretária:

1- Como você analisa o primeiro trimestre frente a Pasta?

Foram três meses de muitos desafios, mas hoje, só temos agradecer. Na medida do possível, tudo está ocorrendo de maneira positiva.

Estamos conseguindo concluir, pouco a pouco aquilo que nos foi proposto, que é, ajudar nossos agricultores. Sabemos que não é da maneira, que de fato nossos agricultores merecem ser atendidos, mas que dentro de nossas condições estamos fazendo o possível e tudo que está ao nosso alcance.

 

2-Quais dificuldades você ressalta durante este período?

Principalmente, a falta de maquinários e o estado precário que encontramos alguns equipamentos. Sendo assim, a falta de maquinários em boas condições de funcionamento tem sido nossa maior dificuldade.

Além de pouco maquinário, os que possuímos necessitam de manutenção constante. Pelas condições, por serem maquinários antigos, o cuidado deve ser contínuo.

A falta de veículos para deslocamento também é um grande problema. Mas na medida do possível, estamos realizando todos os serviços que propomos.

3- Quais trabalhos estão sendo desenvolvidos?

Na última semana, estamos disponibilizando uma escavadeira hidráulica, para realizar serviços nas propriedades de produtores rurais da “porteira para dentro”. A máquina tem o custo de R$100 reais a hora, que são utilizados para a colocação de óleo e manutenção do equipamento, vale ressaltar que o serviço só será realizado por até quatro horas, para que assim todos sejam contemplados.

Também, a Pasta está oferecendo aos agricultores que necessitam de calcário, seu puxamento do Município de Soledade. O frete é gratuito.

Serviços de batedor de feijão e milho também são oferecidos pela Secretaria. Em algumas comunidades, os batedores estão disponíveis para uso, como por exemplo, no Três Pinheiros, Barra do Galvão, São Jorge e Picada Fernandes. Há um batedor disponível na Secretaria da Agricultura.

Assim como o batedor, uma ensiladeira e um carretão basculante, que na medida do possível estão trabalhando. Entretanto, estamos trabalhando somente com um trator. As gobias estão disponível para empréstimos.

A vacinação da brucelose para terneiras de três a oito meses também está sendo fornecida de forma gratuita. O atendimento veterinário, possui uma taxa de R$50 reais. Neste valor está incluso no atendimento consulta, deslocamento e medicamento. A prioridade dos atendimentos é das famílias de baixa renda  e de produtores de leite.

4-Quais as próximas metas para a Secretaria?

A curto prazo, destaco os seguintes projetos e metas:

Estamos aguardando um trator de esteira, para disponibilizar à população.

Também, estamos aguardando recursos para a aquisição de maquinários e equipamentos, bem como a disponibilização do trator que está na Secretaria de Obras.

Nos próximos dias, alguns projetos também estão saindo do papel. Queremos implantar novos sistemas, onde as agroindústrias poderão comercializar seus produtos no Estado inteiro.

O projeto do abatedouro municipal também está sendo discutido.

Aguardamos também, a disponibilização através do Governo do Estado de calcário.

Bem como, a Feira da Agricultura Familiar, que é uma necessidade de nosso município. Os agricultores precisam de um local adequado para comercializar seus produtos, para isso, estamos trabalhando em um espaço multiuso. O projeto foi arquitetado, e tudo já está encaminhado.

Vale ressaltar que este é mais um ano atípico, nosso Estado pela primeira vez entrou em bandeira preta, o que atrapalha o desenvolvimento econômico. Mas nossa prioridade é a saúde, para que todos juntos consigamos sair dessa etapa e desenvolver nosso município.

5- Como secretária, qual seu principal objetivo frente a Pasta?

Meu principal objetivo é auxiliar o nosso município em seu desenvolvimento rural e ajudar aqueles que mais precisam.

Enquanto trabalhadora da ponta, trabalho que eu executava antes de assumir a Pasta, sei das dificuldades que o agricultor sente e passa.

Procuramos atender a cada um, de acordo com aquilo que ele necessita na sua realidade, sempre prezando pela igualdade, independente de política. Nosso objetivo é beneficiar a todos, de maneira justa e igual, ou seja, fazer o melhor que podemos, nas condições que possuímos, e principalmente, para todos.

 

 

Escrito por: ClicNews

Compartilhe: