São José do Herval há 33 anos fazendo história no Alto da Serra do Botucaraí

Foto: Prefeitura de São José do Herval

Publicado em: 3 de maio de 2021

Nesta semana, mais especificamente neste domingo (09), o município de São José do Herval comemora 33 anos de emancipação política.

Como forma de homenagear o município,  localizado na Região do Alto da Serra do Botucaraí, com pouco mais de 1.943 mil habitantes (Dados do IBGE, população estimada em 2020), o ClicNews estará resgatando o histórico do município.

São José do Herval tem sua história diretamente ligada à ação dos tropeiros, tendo sido local de pernoite de tropas, fato que também relaciona-se ao nome “Burro Morto”, antiga denominação da comunidade ainda utilizada pela população em geral, na forma de um apelido carinhoso.

A fundação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a construção do moinho colonial, a emancipação de Fontoura Xavier e posteriormente a pavimentação da BR 386 foram fatos marcantes no crescimento da área que, quando distrito de Soledade, fazia parte da região conhecida como “Rincão de Nossa Senhora”.

Com grande vocação para o ecoturismo, o município tem localização estratégica, sendo área de ligação entre a Serra do Botucaraí e o Vale do Taquari. Seu relevo típico de encosta de planalto, aliado ao clima subtropical, tem como primeira consequência uma natureza exuberante formada por inúmeras espécies da fauna e da flora e a forte presença de riachos que, em seu transcorrer, formam belas cascatas e cachoeiras.

As paisagens de inverno, a geada, o fogão a lenha, o pinhão e o chimarrão também são fortes expressões locais, formando uma fisionomia única que torna o local atraente e aconchegante a seus moradores e visitantes. A miscigenação populacional também é aspecto determinante para a formação da identidade local: a presença do gaúcho mantém seus traços culturais em paralelo aos dos imigrantes italianos e espanhóis, tecendo influências na alimentação, na agricultura, na pecuária e especialmente na cultura, onde os fandangos, as trovas e os filós são muito frequentes.

O município pode ser definido como um local único, onde a presença do novo não descaracteriza o antigo e suas belas paisagens convidam aos passeios, à contemplação e a visitação.

Os primeiros habitantes do Estado foram os índios, haviam vinte tribos, divididas em três grupos raciais: Tape, Gê e Guaicuru, na Província de São Pedro, segundo Antônio Porto. Ocupava o Planalto Gaúcho a província de Tape, o que leva a acreditar que o local, hoje, denominado São José do Herval, fora ocupado por índios Tapes, que poderiam ser Charruas, Tupis ou Tapuias.

Com a ocupação Européia (portugueses e espanhóis) os indígenas passaram a sofrer influências externas. Com o objetivo de socializar os índios surgiram as missões, visando utilizar o seu serviço braçal para o benefício da coroa.

A décima quinta “missão Jesuítica”, acredita-se, fora fundada na região da Serra do Botucaraí, influenciando a população que habitava a região, inclusive o local onde hoje situa-se São José do Herval.

Com o desaparecimento das missões, decorrentes da denominação portuguesa, a história do Rio Grande do Sul passa por um período de esquecimento. Em sete de outubro de 1809, este estado é elevado à condição de capitania geral, dividido em quatro grandes municípios: Rio Pardo, Santo Antônio, Porto Alegre e Rio Grande.

Com o crescimento populacional o Rio Grande do Sul passa a contar com 26 Municípios.

Neste período, imigrantes europeus, alemães e italianos, alavancam a expansão das lavouras, dando origem a novos povoados. O Estado novamente se organiza e em 1900 já conta com 64 Municípios, sendo um deles Soledade.

Naquela época o contato entre os Municípios era feito por tropeiros, que transportavam mantimentos e novidades, usando tropas de mulas. Durante os percursos haviam locais para pernoite dos tropeiros, chamados “pousos”. Estes locais deram origens a pequenos núcleos populacionais, que em sua maioria transformaram-se em vilas.

O crescimento da localidade ocorria de forma lenta, até a década de 30, com a formação de um núcleo comercial. Com a emancipação de Fontoura Xavier, em 1965, São José do Herval deixou de ser o décimo segundo distrito de Soledade para ser o segundo distrito de Fontoura Xavier.

A construção da “Estrada da Produção”, BR 386, foi um fato marcante pra o desenvolvimento do município, pois o colocava em contato com o resto do Estado e facilitava o escoamento da produção do município.

Durante 12 anos São José do Herval fora distrito de Fontoura Xavier, e em 1987, consolidou-se neste distrito uma forte corrente emancipacionista, gerada, principalmente, pela decepção da população frente ao descaso demonstrado pela sede do município em relação a esta comunidade.

Foi criada uma comissão emancipacionista que representasse os interesses desta comunidade junto à Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e, em 10 de abril de 1988 realizou-se plebiscito, e com 97% dos votos a favor fora enviada ao Legislativo do Estado.

Em 9 de maio de 1988, através da Lei N° 8595, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul criou o novo Município de São José do Herval, que nomeou-se assim, devido à devoção a São José e as grandes plantações de erva mate da região.

Localização 

São José do Herval é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Situa-se a 178 km da capital do estado Porto Alegre e na região Noroeste Rio-Grandense.

Localiza-se a uma latitude 29º02’39” sul e a uma longitude 52º17’43” oeste, estando a uma altitude de 680 metros e clima subtropical. Possui uma área de 102 km². O município faz parte da Mesorregião do Nordeste RioGrandense.

 Limites Territoriais

O Município de São José do Herval faz divisa ao norte e a oeste com Fontoura Xavier, ao leste com Putinga e ao sul com Pouso Novo.

Há 42 Km de Soledade, 55 Km de Lajeado, 12 Km do Fontoura Xavier e 22 Km de Pouso Novo.

Áreas e Altitude da Sede

O Município de São José do Herval está a uma altitude de 680 metros do nível do mar. Possui uma área de 102 km², sendo que 2,03 km² correspondem à área urbana

Hidrografia

A hidrografia hervalense é de suma importância para a população do local, pois além de abastecer as comunidades é indispensável para a agropecuária, principal fonte econômica de São José do Herval. Ainda, oferece locais de lazer e turismo para a cidade, com áreas destinadas para camping, cascatas, banhos e acesso fácil a mata nativa.

Os principais arroios e rios de São José do Herval são: Arroio Espoleta, Arroio Ambú, Lajeado Sociedade, Arroio da Gruta, Arroio Leão, Arroio Modesto, Arroio Cosme, Rio Dudulha e Rio Forqueta.

 

Fotos cedidas por Luciane Bianchini

Fragmentos do texto extraídos de textos de Luciane Biachini

Escrito por: ClicNews

Compartilhe: