São José do Herval decreta situação de Emergência devido a estiagem

Publicado em: 30 de dezembro de 2021

O município de São José do Herval decretou situação de emergência devido a estiagem.

O Município vem enfrentando a falta de precipitação pluviométrica desde final de outubro de 2021, sendo que em dezembro os reflexos dessa falta de chuva está sendo sentida em todo o território. Desde início do mês o poder público está distribuindo água para os animais no interior, e há duas semanas está, também, levando água potável em caminhão pipa para diversas famílias que estão sem água para consumo próprio.

A Secretaria de Assistência Social já entregou caixas d’água para algumas famílias mais vulneráveis, bem como cestas básicas, pois a estiagem prejudicou a produção de diversos alimentos nas propriedades rurais dessas famílias.
As lavouras de milho e soja já estão com perca de mais de 30% pela estimativa da Emater de São José do Herval. Isso reflete um prejuízo que gira em torno de R$ 2.782.400,00.

Segundo o Secretário da Agricultura e Coordenador da Defesa Civil do Município, Clademir Dal Agnol: “Esperamos o prazo de 10 dias para a homologação da situação de emergência pelo Estado para podermos dar uma assistência maior a essas famílias e produtores, assim como permitir que os produtores não tenham um prejuízo de 100% das suas lavouras. Estamos empenhados para amenizar a situação.”

Decreto Municipal N° 72 – 30/12/2021: ” Declara Situação de Emergência nas áreas do município, afetadas pelo evento adverso ESTIAGEM – COBRADE 1.4.1.1.0, conforme IN/MDR 36/2020″.

Escrito por: ASCOM SJH

Compartilhe: