Rio Grande do Sul é responsável por mais de 80% da exportação de erva-mate brasileira em 2024

Publicado em: 14 de fevereiro de 2025
Disputando espaço com a Paraná quando o assunto é a produção da erva-mate, o mesmo não ocorre quando o assunto se trata dos números de exportação, onde o Rio Grande do Sul se destaca com veemência.
O Município de Encantado, localizado no Alto Taquari e com uma população de aproximadamente 23 mil habitantes (segundo dados de 2021), é responsável por 44% da exportação brasileira de 2024, chegando a um total de aproximadamente 28 mil toneladas da erva e movimentando assim, mais de 51 milhões de dólares.
O maior importador da erva-mate brasileira, atualmente, é o Uruguai, embora recentemente o consumo da matéria-prima gaúcha, tem ganhado força no Oriente Médio, em destaque, na Síria nos últimos dois anos.
O Rio Grande do Sul possuí atualmente cinco zonas ervateiras, sendo elas: Missões/Celeiro, Alto Uruguai, Nordeste Gaúcho, Alto Taquari e Região dos Vales.
Os municípios de Arvorezinha e Ilópolis, juntos, são responsáveis pela produção de mais de 30% da erva-mate e em 2023, a região de Fontoura Xavier chegou a ficar em 4º lugar na produção anual de erva-mate no estado.
Os dados municipais da produção de erva-mate de 2024 ainda não foram divulgados.
Escrito por: O Clic