Retorno das aulas presenciais ocorre nesta terça-feira (22), no I.E. Ernesto Ferreira Maia

Publicado em: 16 de fevereiro de 2022

O período de pandemia ainda continua, entretanto, o Governo do Estado do RS entendeu que com o avanço da vacinação no Estado o retorno das aulas presenciais se torna possível.

Após esta decisão, o Insituto Estadual Ernesto Ferreira Maia, anunciou que as aulas presenciais irão retornar na próxima terça-feira (22), para alunos da Rede Estadual de Ensino da escola em questão.

A recepção para o ano letivo está sendo idealizada minusciosamente pela direção do Instituto. Máscara, álcool gel, distanciamento físico e uma recepção carinhosa. Depois de tanto tempo de aulas híbridas ou remotas, voltar presencialmente à rotina escolar requer, além de um ambiente seguro, uma escuta atenta e acolhedora.

De acordo com a diretora da escola, Eliane da Rosa Baptista, muitos fatos concorreram para que se tomassem essas decisões: o avanço da vacinação da população em geral, dos professores e dos adolescentes até os 12 anos; a queda no número de casos e de internações por covid em muitas regiões; e, sobretudo, a necessidade de se combater a evasão escolar e os problemas de déficits de aprendizagem e de saúde mental, decorrentes do período em que as escolas permaneceram fechadas, durante a pandemia.

Eliane ressalta que professores e funcionários estão recebendo à devida orientação para que esse retorno ocorra da melhor forma possível. Além disso, a escola também está passando por reformas estruturais para receber mais de mil alunos diariamente. “Estamos pintando toda a escola. Recebemos 30 computadores para remodelar nossa sala de informática e proporcionar um ambiente informatizado para nossos alunos. A escola disponibiliza de Wi-Fi em todos os espaços, inclusive em salas de aula, isso torna possível o uso de celulares e computadores para pesquisa, quando o professor solicitar”, explica.

Além disso, no primeiro bimestre, Jairiana Valller explica que o principal objetivo será acolher os alunos e averiguar as necessidades individuais, através de retomada de conteúdos, ou seja, o que será necessário para melhorar a aprendizagem do aluno após o período de aulas remotas.

Os protocolos serão seguidos rigorosamente, entretanto, não se faz mais necessário o distanciamento de classes em salas de aulas, o que torna possível as aulas semanais, sem que seja necessário o escalonamento de turmas.

Diversas mudanças serão propostas neste novo ano letivo. A diretora enfatiza que a escola está apta a receber todos os alunos. “Estamos muito felizes em poder retornar às aulas presenciais. Esse momento foi muito esperado pro todos. Faremos de 2022 um excelente ano, com muito trabalho e dedicação”, finaliza.

 

Escrito por: Gabrieli Quevedo Moreira / Clic News

Compartilhe: