Retorno das aulas presenciais da rede estadual está previsto para 21 de outubro

Eliane da Rosa Baptista, diretora do I. E Ernesto Ferreira Maia.

Publicado em: 7 de outubro de 2020

Com o início da pandemia no Brasil e o aumento de casos de Covid-19 no Rio Grande do Sul, as aulas presenciais da rede estadual de ensino foram suspensas, ainda em março desse ano. Desde então, professores e alunos de todo o estado têm vivenciado uma nova realidade educacional, onde todos precisaram adaptar-se a um novo método de ensino, o ensino remoto.

Após um longo período de adaptação e de diálogo entre o Estado, municípios e profissionais da educação, o Governo do Estado decretou nessa segunda-feira, 05 de outubro, o retorno das atividades presenciais nas escolas. Os professores e funcionários devem retornar nos próximos quinze dias, já o retorno dos alunos está previsto para o dia 21 de outubro. As aulas devem iniciar com o regresso das turmas de Ensino Médio, Ensino Médio Normal e Educação de Jovens e Adultos (EJA Ensino Médio).

De acordo com o decreto estadual, o retorno deve obedecer rígidos protocolos de proteção e prevenção à Covid-19, que incluem uso obrigatório de máscara, medição de temperatura, distanciamento mínimo de 1,5 metro, higienização frequente das mãos com álcool em gel e desinfecção de materiais, superfícies e ambientes. Serão proibidas atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico entre os alunos e professores.

A diretora do I. E Ernesto Ferreira Maia, Eliane da Rosa Baptista relata que o Governo do estado ainda não mandou para as escolas públicas kits com os EPIs necessários para o retorno seguro das atividades presenciais. A chegada de máscaras, álcool em gel, produtos de desinfecção e outros itens essenciais está prevista para essa semana.

Para evitar aglomerações e manter o distanciamento correto, as salas de aula terão sua capacidade reduzida e as classes serão postas a uma distância de 1,5m entre elas. As turmas também serão reduzidas em até 50%. De acordo com a diretora do Instituto, o retorno não significa que os alunos terão acesso as aulas da maneira como eram dirigidas antes da pandemia. “É mais uma aula de orientação de conteúdo. Serão apenas três horas por turno, das quais parte do tempo será dedicado ao cumprimento de todos os protocolos. Portanto o tempo em sala de aula será reduzido”, enfatizou.

Segundo o esclarecimento da diretora Eliane, o retorno dos alunos à escola só poderá ocorrer com o consentimento dos pais, após o preenchimento do Termo de Responsabilidade enviado pelo Estado. “Até o momento os termos que recebemos a maioria são de alunos não retornarão à escola, mas com certeza teremos também aqueles que irão retornar”, informou.

Para os alunos que optarem por não retornar às atividades presenciais no dia 21 de outubro, continuará sendo disponibilizado o conteúdo online e também as apostilas físicas, que estão sendo entregues pela escola.

A diretora do I. E Ernesto Ferreira Maia destaca que essa data é ainda uma previsão e que para que o retorno das aulas presenciais ocorra efetivamente, é necessário que tanto a escola quanto os alunos estejam preparados. Dessa forma, afirma que a escola continuará mantendo os pais e alunos, assim como toda comunidade, informados durante o andamento de todo o processo.

Escrito por: Ellen Silveira / Clic News

Compartilhe: