Quando a umidade dará trégua com vários dias de sol?

Fernando Oliveira

Publicado em: 16 de setembro de 2020

No eterno conflito de interesses quando o tema é tempo, quem está na cidade torce por uma sequência de dias ensolarados após uma primeira metade de setembro em que as nuvens e a chuva predominaram. Quem está no campo, com uma nova safra vindo aí e a necessidade de acumular reservas hídricas, torce por chuva.

Porto Alegre registrou chuva em 11 dos primeiros 15 dias de setembro, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Com o retorno da instabilidade ao Rio Grande do Sul, o número aumenta. Esta quarta-feira será mais um dia em que o tempo instável vai predominar no Estado e a chuva atingirá a maioria das regiões. Os acumulados, em geral, não serão elevados. Em pontos principalmente da faixa central do território gaúcho pode chover mais.

Uma pergunta recorrente é quando o Estado terá uma sequência de dias de tempo seco com o sol predominando. A resposta é: muito em breve. Esta quarta é de instabilidade, mas o tempo melhora no decorrer da quinta-feira após um começo de dia ainda com o tempo instável. Aí começaria uma sequência de dias de tempo seco em que o sol predomina.

No sábado, uma massa de ar polar mais forte ingressa e, segundo os dados de modelos, seria precedida por pouca ou nenhuma chuva. Este ar polar vai garantir muitos dias com tempo firme, seco e sol. Assim, em muitos locais do Estado para de chover nesta quinta e só volta a chover na metade da próxima semana com uma nova frente fria.

Escrito por: METSUL

Compartilhe: