Museu do Pinhão e da Araucária começa a ser discutido em Fontoura Xavier

Publicado em: 12 de fevereiro de 2020

Na segunda-feira, 10/02, foi realizada a primeira reunião para tratar acerca da viabilidade de um novo projeto em Fontoura Xavier. Ele se trata da construção do Museu do Pinhão e da Araucária, algo sonhado pela Administração Municipal e, que está próximo a tornar-se realidade.
Segundo o prefeito José Flávio Godoy da Rosa, o Museu será construído junto ao parque de eventos, seguindo o exemplo de outros municípios que possuem o seu próprio local. “O Manuel Touguinha, que está prestando uma consultoria para o desenvolvimento do turismo rural e cultural, quando veio trabalhar conosco, nos indicou o Marcelo Carvalho Ferraz, que tem obras e projetos pelo mundo todo e veio de São Paulo para nos ajudar a tornar realidade esse sonho”, disse o gestor municipal.
“Também, somos privilegiados pela BR386 em que o número de pessoas que passa pelo Município é bastante expressivo. Além disso, fomentar o turismo é fundamental, pois não somos uma cidade turística, mas é importante para o desenvolvimento da economia e diferentes setores que compõem um Município, gerando ainda mais emprego e renda para população”, aduziu Godoy.
De acordo com Manuel, a Araucária é a uma das árvores mais antigas do mundo. “Ela vem do tempo dos dinossauros e faz parte da Mata Atlântica no Brasil. Além disso, Fontoura Xavier, segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e da reserva da biosfera da Mata Atlântica, o Município foi o terceiro de todo o Rio Grande do sul que mais regenerou a Mata. Portanto, isso que vai acontecer é um presente, em que nos tornaremos centro de referência para diferentes municípios”, comentou ele.
“Ademais, o Marcelo coordenou muitos patrimônios histórico do Brasil pelo Programa Monumenta do Ministério da Cultura como em Ouro Preto, Recife, Rio de Janeiro e Mariana. Além de que juntos, eu e ele, fizemos o Museu do Pão de Ilópolis que é o primeiro dedicado ao pão das Américas, e atualmente ele está concluindo o Museu do Tijolo em Arvorezinha”, informou o secretário.
O arquiteto Marcelo Carvalho Ferraz, destacou que na região há uma cultura forte e uma tradição admirável. “Acredito que é fundamental explorar o que o povo é e tem, pois os turistas gostam de ver o que as pessoas são, o que bebem, comem, usam, etc.”, argumentou ele.
“Também, quando chegam nesse Município, querem ver a Araucária, por isso, estamos sonhando com esse museu, que mostrará a importância dessa árvore, falando dela enquanto uma forte conquista na colonização, como madeira ou uma manutenção da mata, fauna e flora, além de abranger o pinhão, em que o museu pode ter uma cozinha experimental que expõe receitas com chefes. Ou seja, o local pode ser uma viagem inédita e não há lugar melhor pra fazer esse museu ou centro de cultura do que em Fontoura Xavier”, reconheceu Ferraz.
“Estamos iniciando esse projeto, elaborando um plano, indo atrás de recurso, procurando apoiadores e envolvendo a comunidade para que seja um sucesso, sendo mais um atrativo no Município”, afirmou o arquiteto.
O Museu do Pinhão e da Araucária será uma sala de visita do Município, que contará com diversas oficinas de qualificação de aprendizado, como culinária, artesanato, auditório, esportes e trilha ecológica.

 

Foto: Jean Brum

 

Escrito por: Por Informativo Regional

Compartilhe: