Projeto de implementação das equipes multiprofissionais de saúde mental é aprovado pela CIR

FOTO: CLIC NEWS
Publicado em: 23 de setembro de 2021
Buscando garantir aos usuários atendidos em programas de
saúde mental maior atenção, tanto de forma preventiva quanto contínua e curativa, oferecendo à comunidade informações e, principalmente, a segurança necessária para o sucesso das intervenções, resultando em benefícios múltiplos, de ordem individual, familiar e social, o Secretário da Saúde de Fontoura Xavier, Eduardo Souza, entregou no mês de julho, na 6ª Coordenadoria de Saúde, a documentação para adesão do Projeto Técnico Institucional para implementação das equipes multiprofissionais de saúde mental. Na tarde desta quinta-feira (23), o Projeto foi aprovado pela Comissão Intergestores Regional (CIR/RS).
O projeto agora será enviado a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), para o encaminhamento de incentivos financeiros.
O projeto foi idealizado pelo Secretário da Saúde e redigido juntamente com integrantes da equipe, bem como Psiquiatra, Psicóloga, Assistente Social e Auxiliar Administrativa, uma vez que o município não possui o quantitativo populacional suficiente para ter um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a atenção à Saúde Mental no município, pois a mesma ocorre no âmbito da Atenção Básica por intermédio das Equipes ESF’s e Equipe NASF, que presta apoio e suporte as ESFs, para o manejo de situações relacionadas ao sofrimento e/ou transtornos mentais, bem como problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
Atualmente, a equipe de referência no atendimento às demandas de saúde mental do município está sendo composta por (1) um psiquiatra, (2) duas psicólogas, (1) uma assistente social e (1) uma fonoaudióloga, estes que são vinculados a UBS central. Serviços Hospitalares de Referência também integram a rede de atenção psicossocial o município através da oferta de leitos de saúde mental, para internações de curta duração em Hospitais Gerais e Hospital Psiquiátrico. Outros serviços como, a Secretaria de Assistência Social, CRAS, CREAS, Ministério Público, Conselho Tutelar e Secretaria de Educação, também se envolvem no processo de atenção à saúde mental, visto que muitas vezes estes serviços solicitam o atendimento e o acompanhamento de casos pela equipe de saúde mental, por meio de encaminhamento. Os pacientes que necessitam de atendimento em saúde mental são referenciados, por intermédio das Equipes de Saúde da Família, ou por solicitação dos demais serviços da rede intersetorial, a equipe realiza o atendimento e o acompanhamento individual e familiar destes casos, no entanto, este cuidado muitas vezes é ofertado de forma fragmentada, diante da crescente demanda por atendimento a casos de transtornos mentais, e
da dificuldade dos técnicos em acompanhar todos estes casos.
De acordo com informações da Secretaria da Saúde, a ansiedade tem estado entre as quatro doenças mais recorrentes atendidas pelos Médicos nas Unidades. Com a aprovação do Projeto, a Atenção Especializada em Saúde Mental- AMENT, que em conformidade com a Portaria nº 3588/2017 poderá constituir uma equipe Tipo 3, que mediante o incentivo financeiro, poderá estar ampliando a oferta de um tratamento mais efetivo e integral em saúde mental, através da atenção psicossocial especializada, sendo composta por (1) um médico psiquiatra, com carga horária de 30 horas semanais, (1) uma assistente social, com carga horária de 30 horas semanais, uma fonoaudióloga, com carga horária de 30 horas semanais e duas psicólogas, com carga horária que se somam em 60 horas semanais.
De acordo com o Secretário Eduardo, o município se disponibiliza a organizar um espaço físico adequado para uso da equipe, em um imóvel alugado ou de propriedade da prefeitura municipal e que seja de fácil acesso aos usuários. “A demanda para Médico Psiquiatra é imensa e as vagas disponíveis para consultas pelo SUS não são suficientes. Mesmo depois deste atendimento passar a ser ofertado no município na UBS central, a demanda de consultas psiquiátricas disponibilizadas pelo SUS continua elevada, o que evidencia a necessidade de novas estratégias de atendimento. Buscamos a mudança, o desenvolvimento, a saúde, a quebra de paradigmas e a independência dos sujeitos. Cremos na construção conjunta entre usuário e profissional e que o AMENT fará com que possamos nos desenvolver, amparar nossos colegas profissionais e atender as demandas de sofrimento que necessitam de atendimento especializados. Pensamos a psiquiatria e a medicalização como algo essencial, mas que deve ser utilizada com
responsabilidade, naqueles casos em que outros recursos não dão conta. Pensamos internação como último recurso. E apesar do Município não ter população suficiente para sermos contemplado por um CAPS, os princípios deste serviço e da reforma psiquiátrica nos orientam”, explica.
A grande maioria dessas consultas são referentes a transtornos mentais esquizoafetivos, esquizofrenia, transtornos de adaptação, ansiedade, depressão, bipolaridade, transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool ou outras substâncias, sendo que a ansiedade é a quarta demanda mais atendida em consultas médicas de nosso município.
“A aprovação deste Projeto e a orientação para que possamos nos desenvolver e atender a população para que esta torne-se mais saudável
psiquicamente, empoderada e conte com uma equipe capaz de acolhê-la, ampará-la e atendê-la será de grande valia para nós.
Indivíduos em situação de sofrimento mental devem ser tratados com dignidade e respeito, em sua singularidade e diversidade. Reeducar e ressignificar o modo de compreender os transtornos mentais, identificando-os como agravos a saúde e não como estigmas caracteriza-se como um modo alternativo de favorecer, aos referidos pacientes, uma forma diferenciada de compreender-se a si e ao mundo em que vive, condição que não se caracteriza
como uma tarefa fácil, mas sim, como uma tarefa possível e que pode ser alcançada com êxito, quando os pacientes e seus familiares receberem o suporte especializado e necessário”, concluiu o Secretário.
Escrito por: Clic News