Programa de Filantropia do Sicredi vai beneficiar 7 projetos em Fontoura Xavier

Publicado em: 22 de Junho de 2017

Os coordenadores de Núcleos, Conselheiros e Colaboradores da Agência do Sicredi de Fontoura Xavier estiveram reunidos na noite de ontem (21/06) para avaliar e aprovar os projetos inscritos no novo Programa de Filantropia da Sicredi Botucaraí.

Discutido e aprovado nas assembleias de núcleos, realizadas no início deste ano pela Sicredi Botucaraí, o Fundo de Filantropia consiste na destinação de 1,5% do resultado líquido da cooperativa para investimento em projetos de desenvolvimento das comunidades bem como para promover os valores da cooperação e cidadania em apoio a projetos sociais.

De acordo com o gerente da Agência do Sicredi de Fontoura Xavier, Laoni da Cunha, o recurso é distribuído da seguinte forma: 20% pelo número de agências, 40 % pelo número de associados e 40% com base no resultado líquido da agência no ano anterior. Segundo ele o objetivo é apoiar projetos que tenham fins educacionais, culturais, esportivos, segurança e saúde na área de ação da Sicredi Botucaraí.

“Podem participar deste programa entidades legalmente constituídas com CNPJ, Estatuto Social ou através de outra entidade de representação. Os prazos definidos para inscrição dos projetos neste ano foi de 1º a 31 de maio e tivemos 9 projetos inscritos”, relata.

 Após a inscrição uma Comissão composta por Coordenadores de Núcleos, Conselheiros e Colaboradores da Agência do Sicredi de Fontoura Xavier foi formada com o intuído de avaliar e aprovar os projetos a serem contemplados. Reunidos no Esporte Clube Flor da Serra na noite desta quarta-feira,  a Comissão aprovou 7 dos 9 projetos inscritos, totalizando um valor deR$15,388,00, que é o valor disponibilizado neste ano para a Agência de Fontoura Xavier de acordo com as regras do Programa.

Laoni explica que os projetos foram aprovados com base nas prioridades de realização do investimento, bem como na finalidade do projeto. “Os projetos agora seguem para aprovação do Conselho e Direção Executiva da Cooperativa para que então seja feita a liberação do recurso”, explica.

O Programa acontece novamente no próximo ano e o valor sempre será baseado na sobra da Cooperativa mostrando com isso que todos os valores captados na área de ação, bem como os resultados são reinvestidos no município e também distribuídos aos associados na forma de integralização da cota capital e participação no desenvolvimento das instituições e comunidades.

“Queremos ressaltar a importância do associado realizar seus negócios no Sicredi para que possamos aumentar o resultado e com isso termos mais recursos em apoio ao Fundo de Filantropia, o que significa mais recursos sendo investidos no bem estar da nossa comunidade”, acrescenta.

As entidades que tiverem interesse em encaminhar seus projetos para o próximo ano devem ficar atentas aos prazos definidos pelo regulamento do Fundo de Filantropia, que são sempre divulgados na Assembleia de Núcleo da Agência.

Escrito por:

Compartilhe: