Primeira larva de mosquito da dengue é encontrada em SJH

Publicado em: 23 de abril de 2021

No mês de março, durante o trabalho semanal realizado pelo Agente Epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde, Sidnei Farias dos Santos, em visita às armadilhas instaladas para combater a dengue, foram encontrados os primeiros indícios de dengue no município.

De acordo com o Agente, a armadilha dois, localizada na BR 386 km 281 foi encontrada com foco de dengue. “Mandei para a coordenadoria e recebi ligação dia 30/03, que ela havia positivado para Aedes. Seguindo o protocolo, fiz as visitas em todas as casas em um raio de 300m. Comecei no dia 30/03 e terminei dia 05/04. Encontrei mais larvas em algumas casas, essas foram para Lajeado e também positivaram para o Aedes”, ressalta.

Conforme esse resultado positivo, o município passou a ser considerado infestado. Nessa condição foram tomadas as seguintes providências:

Retirada das armadilhas; em seguida se dará início às visitas em todas as residências do município a cada 60 dias para coleta de larvas e eliminação dos criadouros;
Visita em 33% das residências a cada 90 dias para coleta de larvas.
Atividades de informação para a comunidade como divulgação nas mídias sociais, jornais e rádios; atividades educativas junto aos escolares, através da parceria do Programa Saúde na Escola.
Outras atividades, como mutirões de limpeza por exemplo.

A Secretaria da Saúde solicita à comunidade o reforço das medidas de prevenção, conforme afirma Farias: “Sendo assim quero reforçar o pedido para que nesse tempo de pandemia, peçam à comunidade para que deem uma olhada ao redor de suas casas, comércios, terrenos baldios regularmente, uma vez por semana no mínimo”.

Os vasos de plantas, potes de alimentação para animais, entulhos, lonas para cobrir lenha e caixas para recolher água da chuva são alguns dos criadouros mais propícios para o mosquito depositar seus ovos. “Uma vez que um recipiente tiver ovos eles ficam mais de um ano naquele local, resistindo a frio e calor”, diz.

Por fim, o profissional enfatiza que o mosquito não morre com o frio. Se esse recipiente estiver com ovos e receber água em um período de sete dias já terá larva. Em 15 dias, haverá então o mosquito, o que exige o cuidado constante.

Escrito por: São José do Herval/Clic News

Compartilhe: