Primeira Infância Melhor (PIM) encerrou 2021 com ampliação do programa e metas alcançadas

Publicado em: 18 de janeiro de 2022

Ao iniciar o trabalho do PIM em 2021 a principal meta era ampliar o programa, estendendo-o para o maior número de atendimentos às gestantes e crianças até seis anos de idade.

De acordo com a Coordenadora do PIM, Vanusa Rosa, foi constatado no início do ano de 2021 que o programa tinha cadastrado um visitador e 42 crianças com atraso de acompanhamento, o que poderia acarretar ao município a perda ou suspensão do programa. A Secretaria da Assistência Social do Município de Fontoura Xavier trabalhou junto à administração que estabeleceu a meta de organizar e ampliar o programa numa coordenação conjunta entre as três secretarias: Assistência Social, Saúde e Educação.

Nesse processo foram contratados cinco novos visitadores que receberam formação junto ao GTM municipal e iniciaram o trabalho de, junto ao diagnóstico situacional, cadastrar novas famílias com gestantes e crianças além do acompanhamento das crianças já inclusas no programa. “O trabalho dos visitadores e GTM do PIM é contínuo e intenso com visitas semanais ou quinzenais de acompanhamento das famílias cadastradas no bolsa família, realizando um esforço para que as crianças sejam cuidadas e amparadas conforme seus direitos, protegendo aquelas em situação de vulnerabilidade”, disse Vanusa.

O PIM acompanha famílias atendidas pelo CREAS para que recebam um maior acompanhamento, auxilia gestantes em consultas, pré-natal e preparação da gestante para a maternidade, orienta e cadastra crianças com quatro anos ou mais para que sejam matriculadas na Educação Infantil conforme determina a lei, atua também junto à secretaria da saúde no trabalho com fonoaudióloga, fisioterapeutas, ginecologista, psicólogas  e assistentes sociais para casos mais extremos  procurando ampliar os laços familiares e evitar que muitas vezes as crianças sejam mal tratadas ou vítimas de qualquer tipo de violência (física, mental, sexual, psicológica)  ou que em casos extremos  seja determinado por lei a destituição familiar. A Coordenadora ressalta que o PIM procura sempre na medida do possível trabalhar para que as famílias possam permanecer juntas, cuidando e protegendo das crianças.

A Secretaria da Assistência Social encerra o ano de 2021 divulgando um balanço do trabalho da equipe do PIM que conta hoje com 85 crianças e 3 gestantes de diferentes comunidades do município em que 06 visitadores realizam esse trabalho.

O Secretário Antônio Nilton da Rosa Cunha está em constante acompanhamento e projeta que em 2022 o programa seja ampliado para outras comunidades do município.

Escrito por: ASCOM

Compartilhe: